O Multiusos de Viseu encheu-se, no passado dia 19 de junho, à noite, para assistir à apresentação do Musical “Francisco” pelo Colégio da Via-Sacra, um projeto de escola criado para o encerramento do corrente ano letivo.

Partindo da eleição do Papa Francisco e do simbolismo do seu nome, este musical percorreu, depois, a história de Francisco de Assis nos seus momentos mais significativos: a descoberta da sua vocação, os ideais da pobreza, da paz e do bem, a preferência pelos marginalizados, o amor pela natureza, a pregação, a vida comunitária, a aprovação do Papa Inocêncio III. No fim, de regresso ao Papa Francisco, o musical encerrou com a sua assunção à varanda virada para a Praça de S. Pedro, perante a multidão. Foi o reviver da esperança que o atual Papa representa para a Igreja e para o mundo atual e cujo nome nos desafia a libertar e a abraçar o compromisso com a humanidade.

Foi um espetáculo que contou com a participação de mais de 600 alunos, professores e funcionários, integrando o coro, a orquestra, a dança e a dramatização. Teve momentos de grande emotividade, tanto pela densidade da história como pelas interpretações dos alunos.

O Senhor Bispo, D. António Luciano, esteve presente neste espetáculo, tendo, no final, usado da palavra para destacar o trabalho realizado por esta Escola Católica da Diocese de Viseu.

G.I./J.B.:Direção do Colégio