“Como são belos os pés que anunciam a Paz e as mãos que repartem o Pão!” – cantava o grupo coral, dando assim o mote para a festa a iniciar-se, presidida por D. António Luciano, com a Eucaristia, no passado Domingo, 23 de Junho.

“Estamos aqui no final da nossa caminhada catequética. Foram anos decisivos no crescimento e amadurecimento da nossa fé” – dizia uma jovem no início da celebração.

Como no final de um curso universitário, na vida real de todos os dias é que aprenderemos verdadeiramente a viver com a ferramenta que nos foi dada ao longo dos anos, sentados numa cadeira, ouvindo os professores.

Agora começa verdadeiramente a vida, com desafios todos os dias.

“Maria levantou-se e partiu apressadamente!” – foi o tema anunciado na véspera pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, em 2022, em Lisboa.

“Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês. Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias” – disse o Papa Francisco.

Os pobres de todas as pobrezas que encontraremos pelo caminho, “jovens e idosos sozinhos que se hão de convidar a entrar em casa para partilhar a refeição; homens, mulheres e crianças que esperam uma palavra amiga…” –palavras também de Francisco, em 13 de junho.

E o nosso Bispo, pegando no santo do dia, S. João Batista, apelou ao empenho de todos os crismandos nesta mesma missão de precursores do Cristo da nossa fé, neste dia confirmada e adornada pelos dons do Espírito Santo.

“Há uma carreira a correr, uma vitória a alcançar: cada hora em meu viver, faz-me fiel, amigo Jesus” – cantamos nós.

Noa Pothoven, morreu neste 02 de junho, com 17 anos.  “Anos de sofrimentos psíquicos”, escrevem os jornais do mundo inteiro contando a história dramática da adolescente que partilhou nas redes sociais seu doloroso percurso.

Anunciou nas redes sociais a sua decisão de morrer, explicou que já não se sentia viva há “demasiado tempo”, disse perceber seu corpo “ainda sujo” e que sua decisão era consciente. Depois, a postagem de um emoji com um beijo e sua saudação: “Com amor, Noa”.

Como é possível que ninguém tenha conseguido ajudar esta jovem?

“Este encontro da juventude é particularmente importante, num momento em que há que reconhecer que os dirigentes políticos da minha geração não têm estado à altura dos desafios do nosso tempo e isso é particularmente grave nas alterações climáticas. É muito reconfortante para mim ver que são hoje os jovens que assumem a liderança e que – espero – possam levar os dirigentes políticos da minha geração a colocar-se do lado certo da história” – palavras do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, falando no encerramento da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 – que terminou este domingo em Lisboa.

“Maria levantou-se e partiu apressadamente!”

É a hora! Haja entusiasmo, porque  “sobre vós pousará o Espírito de Sabedoria e de Inteligência, Espírito de Conselho e de Fortaleza, Espírito de Conhecimento, de piedade e de Temor de Deus”.

São oitenta jovens do Concelho de Vouzela que D. António Luciano confirmou na sua Fé e que agora partem para os desafios da vida e… “Cá vai Deus a remar e eu a ser remo com que Deus rasga caminhos pelo mar!”  (Sebastião da Gama)

G.I./J.B.