O Papa Francisco defendeu o fim da “ditadura dos resultados” na Educação, alertando ainda para o perigo da “pressa”, neste setor.

“Ao caos da velocidade, devemos responder restituindo ao tempo o seu fator primário, especialmente na idade evolutiva da infância à adolescência. De facto, a pessoa necessita de um próprio percurso temporal para aprender, consolidar e transformar as consciências”, assinalou, numa mensagem aos participantes da Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), que vai decorrer em Nova Iorque, de 5 a 8 de junho.

O tema do evento é ‘Educar ao humanismo da fraternidade para construir uma civilização do amor’.

“Trata-se de um desafio que não é fácil e que certamente não pode ser enfrentado isoladamente”, reiterou o Papa, citando o testemunho de santas e santos educadores, cujo exemplo é um farol luminoso que pode iluminar o serviço da Organização.

Francisco apontou uma série de desafios que os educadores contemporâneos são chamados a superar, como “o individualismo e o consumismo”.

“Reconstruir o humanismo significa também orientar o trabalho educativo para as periferias sociais e existenciais”, sublinhou.

G.I./Ecclesia:OC