Decorre, no Seminário Maior, desde o dia 1 de Julho, terminando amanhã, o retiro para o clero diocesano.

Durante estes cinco dias, D. António Vitalino, Bispo Emérito de Beja, foi falando e convivendo com os sacerdotes, numa tónica de despertar para a felicidade pessoal do sacerdote, na realização da sua missão pastoral.

“Não tenhais medo, Eu estarei convosco até ao fim dos tempos”, são palavras de Jesus, que têm ecoado ao longo destes dias, pela voz de D. António Vitalino, que as enquadrou especialmente na Exortação Apostólica do Papa Francisco, “A Alegria do Evangelho”.

Realce também para a importância do testemunho alegre do sacerdote, mesmo quando a sobrecarga de trabalhos causa algum cansaço, devido ao número de paróquias, tantas vezes distantes, obrigando a deslocações frequentes.

O esquema diário obedece à reza das Horas e refeições, havendo, uma Conferência pela manhã e outra à tarde, pronunciadas pelo Orientador do Retiro, D. António Vitalino. A Eucaristia era concelebrada após a Conferência da manhã e, após a Conferência da tarde, houve, em cada dia, um tempo de adoração ao Santíssimo, com oportunidade de celebração do sacramento da Reconciliação.

D. António Luciano acompanhou o decorrer do Retiro, passando pelo Seminário todos os dias e concelebrando os momentos previstos em cada jornada.

G.I.