Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

D. António Luciano presidiu, na manhã deste Domingo, à Dedicação do novo altar da Igreja do Carmo, em Viseu, estando presentes os membros da Ordem do Carmo, nos seus diferentes ramos, envergando hábito e insígnias.

A celebração solene iniciou-se às 11:45, com o templo cheio, destacando-se na assembleia o 2º Comandante do Destacamento Territorial de Viseu, pois a Senhora do Carmo é Padroeira da GNR.

Viam-se igualmente membros das Ordens Religiosas que servem a Igreja na diocese de Viseu.

O ritual da celebração iniciou-se com a bênção da água, com que foi aspergida a assembleia, no momento penitencial, seguindo-se a liturgia da Palavra, que preparou para a Oração de Dedicação e Unção do Altar, colocado junto ao arco de entrada da Capela-Mor. O novo arranjo do espaço litúrgico foi orientado pelo Abade de Singeverga e os novos elementos integrados foram concebidos pelo escultor Paulo Neves.

O novo altar está enquadrado com um ambão, também novo, e cadeira presidencial, todos executados em mármore esculpido.

O templo foi todo renovado, com obras de restauro e conservação da talha e pinturas, executadas por uma vasta equipa de técnicos e artesãos orientados pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese. Antes da celebração e a meio da tarde, houve visitas guiadas pela Responsável do Departamento, Doutora Fátima Eusébio.

A iluminação foi renovada e melhorada, vendo-se hoje uma igreja mais acolhedora e airosa, realçando a beleza de toda a decoração.

O ritual da Dedicação foi conduzido pelo Reitor da Igreja do Carmo, Padre José Francisco Mota, com admonições pertinentes, explicando o rico simbolismo da celebração.

A iluminação e revestimento do novo altar, após a unção, foi o momento final da Dedicação, seguindo-se a Liturgia Eucarística, a primeira celebrada sobre o mesmo.

No final da celebração e após a saudação do Comissário-Geral da Ordem do Carmo em Portugal, Padre Ricardo Rainho, foi cantado o Hino “Flos Carmeli”, diante da imagem da Senhora do Carmo, entronizada no altar-mor.

No final da celebração, houve almoço de confraternização servido no refeitório do Seminário Maior, cujo Reitor, Cón. António Jorge, orientou toda a celebração.

Durante as obras de restauro e renovação da Igreja do Carmo, todas as celebrações litúrgicas decorreram na Igreja do Seminário.

Ao longo da semana que agora começa. Haverá novena preparatória da Festa de Nossa Senhora do Carmo. Destaque para o dia 13, sábado em que, a pós a celebração da Eucaristia, o Abade de Singeverga, Bernardino Costa, pronunciará uma conferência sobre “O novo espaço litúrgico, lugar da comunhão e transcendência”.

No Domingo dia 14, às 11:15, haverá imposição de escapulários, seguindo-se a Eucaristia dominical ao meio-dia. No dia 15, com Rão Kyao, às 21:00 haverá o Recital “Sopro de Vida – Maria, momentos únicos de louvor a Maria, segundo o cartaz divulgador de todas as iniciativas integradas na Novena preparatória da Festa da Senhora do Carmo, que se celebra a 16 de Julho.

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: