D.  António Luciano, no primeiro aniversário da sua entrada solene da Diocese, dia da Dedicação da Catedral, lembrou a sua estratégia do “ver, julgar e agir”, que presidiu a este primeiro ano da sua acção episcopal na Diocese de Viseu.

Lembrando a importância da renovação proposta pelo Sínodo Diocesano realizado ainda durante o episcopado de D. Ilídio Leandro, Bispo Emérito, D. António Luciano realçou, na homilia desta solene celebração, a necessidade de todos – ministros ordenados, consagrados e leigos – terem consciência da sua vocação à santidade pelo serviço, em Igreja. Regozijando-se com os frutos das Unidades Pastorais constituídas de acordo com as propostas sinodais, D. António Luciano apontou a necessidade de prosseguir por esse caminho, para uma reestruturação de recursos e meios, buscando um melhor serviço ao Povo de Deus, como nos pede o Papa Francisco, ao proclamar este “ano missionário”.

A solene celebração teve lugar às dezoito horas, na Catedral, com numerosa presença, maioritariamente de ministros ordenados e consagrados. Presentes também muitos dos dirigentes diocesanos dos Movimentos, Associações e Obras de Apostolado.

A animação litúrgica foi garantida pelo Grupo Coral da Sé.

D. António Luciano insistiu na necessidade de todos termos consciência das responsabilidades decorrentes do Baptismo, que faz de cada baptizado membro do Corpo Santo, Igreja de pedras vivas, verdadeiros “braços do rio que alegram a Casa de Deus”, como se cantou no Salmo.

Para além de D. Ilídio, bispo emérito da Diocese, que celebrava 13 anos de ordenação episcopal, festejavam também datas jubilares, neste dia, nove sacerdotes e os dez diáconos permanentes, os primeiros que a Diocese de Viseu acolheu há sete anos. Está em formação mais um grupo de diáconos permanentes que terminaram este ano a sua formação teológica e vão iniciar agora a formação pastoral, em contexto paroquial, com vista á ordenação para o ministério do diaconado permanente.

No final da celebração, os sacerdotes e diáconos permanentes, em clima jubilar pela comemoração da sua ordenação, juntaram-se ao Bispo emérito, D. Ilídio Leandro, também ele em celebração jubilar, e, com o Bispo da Diocese, D. António Luciano, reuniram-se à volta da mesa, num restaurante local, para prolongarem a celebração desta data festiva.

G.I.