Atividade na praia fluvial de Canaveias congrega jovens entre os 14 e os 25 para «ver, julgar e agir» em momentos de reflexão e convívio.

O Movimento Católico de Estudantes (MCE) da diocese de Leiria – Fátima está a organizar um acampamento de verão onde os jovens são desafiados a refletir sobre a sua vida, pensando no “plano de Deus” para cada um.

“Trata-se de uma semana diferente, é um momento para parar, um momento em que os jovens se libertam, possam estar mais calmos, mas também se divertirem e conhecerem outros da sua idade”, avança à Agência ECCLESIA, Fátima Martins Coordenadora do MCE na diocese de Leiria-Fátima.

Dirigido a jovens entre os 14 e os 25, o desafio é conjugar a parte lúdica com momentos de reflexão e oração, sempre a partir do modelo de revisão de vida: ver, julgar e agir.

“É bonito ver pessoas que aqui chegam que nunca tinham pensado em coisas mais sérias nas suas vidas, podendo fazê-lo em pequenos grupos, de forma a privilegiar a partilha pessoal”, traduz a responsável.

Fátima Martins regista uma “abertura” crescente nos participantes que vão encontrando, entre semelhantes, os mesmos contextos e experiências.

O acampamento de verão é também um lugar privilegiado para colocar dúvidas sobre a fé e a religião.

“Teremos um sunset dúvidas, que será um momento de conversa para se esclarecerem questões de fé ou eclesiais”, explica a responsável.

A assistir espiritualmente os participantes está a irmã Ângela Oliveira, assistente MCE Leiria-Fátima e pertencente à Aliança de Santa Maria, que pretende ajudar os jovens a “desbravar caminhos”

“Há um silêncio que inaugura algo de novo. Estão a desbravar caminho próprio e as perguntas surgem na vida, a partir dos seus caminhos, a fé aparece embrenhada nas suas vidas com muita simplicidade”, traduz a religiosa à Agência ECCLESIA.

“Devagarinho” os jovens “vão largando os telemóveis” e criam espaço para “perguntas básicas que colocam na vida”.

João Pinheiro, que integra a equipa temática do acampamento dá conta do “grande impacto” na sua vida ao conhecer o MCE.

Hoje ajuda na organização do acampamento levando o tema central à vida de cada um dos participantes porque, explica, “Deus faz sentido em todas as partes da nossa vida”.

Estudante de enfermagem, Rute Santos, participa na atividade, e acredita que o mais importante nestes dias será o que levarão para a sua vida.

“O importante é quando sairmos, e como lá fora vamos levar o que refletimos aqui”, dá conta à Agência ECCLESIA.

Levar os valores cristãos para a sua futura profissão implica “olhar para as pessoas de forma diferente, olhar para a individualidade de cada um, atendendo às suas necessidades de forma individual e prestando cuidados não só físicos”.

Fátima Martins dá conta da disponibilidade para estar ao serviço do MCE e também na organização do acampamento de verão.

“Trata-se de disponibilidade de tempo mas também de coração e ter sentido de compromisso. Estamos aqui também para nós próprios crescermos. O nosso testemunho e mudança não fica só para nós”, finaliza.

O acampamento de verão decorreu até hoje, dia 29 de julho, na praia fluvial de Canaveias, distrito de Coimbra.

G.I./Ecclesia:HM/LS

CategoryIgreja, Pastoral