Iniciativa decorre nos Estados Unidos da América.

O Jamboree 2019, encontro mundial de escuteiros que decorre nos Estados Unidos da América, celebrou este domingo um dia dedicado à Lusofonia, com 2500 participantes de países de língua portuguesa.

A iniciativa insere-se nos diversos momentos do programa que visam celebrar a diversidade cultural, dando a conhecer “tradições de todo o mundo”.

No sábado, os jovens escuteiros prepararam “demonstrações da sua cultura, ora com cozinhados típicos, danças ou trajes tradicionais ou até com jogos e músicas do seu país”, informa a revista ‘Flor de Lis’, do Corpo Nacional de Escuta.

“Os escuteiros portugueses empenharam-se, acima de tudo, na confeção de arroz doce e leite creme, petiscos salgados e, para tornar tudo ainda mais autêntico, alguns jovens e dirigentes vestiram-se a rigor para receber os visitantes de outros países”, relata a publicação.

À noite, todo o campo participou na “Festa das Nações”, com a presença de Jayathma Wickramanayake, enviada para a Juventude do secretário-geral da ONU, a qual desafiou os milhares de escuteiros a serem elementos de mudança no mundo e “campeões da paz” nas suas comunidades.

O 24.º Acampamento Mundial de Escuteiros (World Scout Jamboree) decorre de 22 de julho a 2 de agosto, na Virgína Ocidental, Estados Unidos da América, com 45 mil participantes de 150 países.

O contingente português é constituído por 784 escuteiros.

Durante o encontro foi anunciada a nova pareceria que junta a World Wide Fund for Nature (WWF) com a Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM), simbolizada na nova insígnia Panda.

A iniciativa destina-se a “agitar as consciências dos escuteiros e inspirá-los para ações de proteção da natureza e do ambiente, reconhecendo os enormes desafios que o planeta enfrenta e o importante papel dos jovens na criação de um mundo melhor e mais sustentável”, refere a WWF.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral