Entre os dias 7 e 27 de junho decorreu em São Paulo, Brasil, o XVI Capítulo do Instituto Jesus Maria José, estruturado no tema Mística – profecia e comunhão e norteado pelo lema Discípulas(os) da “Escola de amor e conversão”, numa Igreja em saída.

Para além das Irmãs capitulares, entre os dias 12 e 22, o Capítulo contou com a presença e participação de um grupo de leigos, provenientes de alguns dos países onde o Instituto tem presença, concretamente: Angola, Bolívia, Brasil e Portugal. Com excepção da representante de Portugal, os restantes leigos encontram-se ligados ao Instituto através do ensino em Colégios ou pela Fraternidade Jesus Maria José. A participação do Departamento dos Bens Culturais na concepção e instalação do projecto expositivo da Casa Memorial Rita Amada de Jesus, sita em Ribafeita e inaugurada em 2014, justificou a presença da sua coordenadora.

A participação dos leigos contemplou a partilha e o contributo de cada um, no seu país e área de actuação, no contexto do Instituto Jesus Maria José e da vivência do carisma da Madre Rita. Foi evidenciada a importância de uma colaboração próxima dos leigos com competências diversificadas e o Instituto nas suas diferentes áreas de atuação, numa perspectiva de concorrerem para o crescimento de cada projecto e de se sentirem comprometidos com a disseminação e valorização da Missão do Instituto Jesus Maria José.

O projecto da Casa Memorial Rita Amada de Jesus foi apresentado no que concerne ao seu enquadramento espacial e narrativo, bem como no que respeita aos objectivos estruturantes do conjunto, no âmbito do conhecimento e projecção da vida e obra da Madre Rita. Esta abordagem foi integrada na interpretação da configuração e dos conteúdos exibidos como expressivos da forma como a fé, a vocação, a obra, o carisma, a espiritualidade e a missão da Beata Rita Amada de Jesus se projectam na actualidade e podem motivar cada um individualmente e na sua comunidade. Cada elemento presente no Memorial é um convite a conhecer, a compreender, a interiorizar e a realizar, a agir.

Integrados nos diferentes grupos de trabalho, os leigos também participaram na análise e discussão do Diretório da Missão do Instituto Jesus Maria José, elaborado por deliberação do XV Capítulo Geral. Elaborado por uma Comissão Internacional de Irmãs e Leigos, este documento tem por objetivo geral “apresentar com a mais ampla profundidade e extensão possíveis a Missão do Instituto Jesus Maria José, segundo o seu Carisma legado pela Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus”. Constituído por 483 pontos, o documento foi aprovado para implementação ad experimentum durante os próximos seis anos. Em simultâneo, foi aprovado o Diretório da Fraternidade Jesus Maria José, um organismo composto por leigos e clérigos, presente em Angola, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Moçambique, México e Portugal, baseado no Carisma e na Espiritualidade da Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus: “Contemplação e imitação da Sagrada Família em Nazaré”.

A realização de uma noite cultural possibilitou a partilha fraterna das diferentes tradições e culturas identitárias de cada um dos países onde o Instituto Jesus Maria José se encontra presente. Numa troca de saberes e sabores, desde o teatro, à dança, à poesia, à história, aos objectos e trajes típicos, juntou-se também a gastronomia representativa de cada região.

O programa do Capítulo incluiu também uma peregrinação às fontes do Instituto no Brasil, através da visita a São Simão, a Igarapava (local para onde foi o primeiro grupo de Irmãs enviado pela Madre Rita em 31 de outubro de 1912) e a Franca. A visita e a confraternização vivida nos vários locais, o contacto com os alunos, pais, professores e outros colaboradores das várias instituições foi representativa da importância e do alcance da dinâmica da obra da Madre Rita.

Na fase final do Capítulo foi eleita a nova Superiora Geral, tendo a escolha recaído sobre uma Irmã portuguesa, a Irmã Lurdes Filipe.

Para os leigos tratou-se de uma participação exigente, mas muito gratificante, permitindo-lhes um conhecimento mais consistente do extraordinário trabalho desenvolvido pelo Instituto nos nove países onde se encontra presente e, desta forma, a vivência de uma expressiva proximidade ao carisma da Beata Rita Amada de Jesus e do bem que pela sua intercessão é possível fazer acontecer em cada dia. O caloroso acolhimento das Irmãs, a participação nos trabalhos, os momentos de oração e a Eucaristia, as circunstâncias de confraternização, enformaram esta experiência de partilha e de comunhão de um sólido sentimento de transformação e de confiança em Deus e na Beata Rita. Todos nos sentimos mais Rita!

G.I./J.B.