Sobral Pichorro, do concelho de Fornos de Algodres, vai receber unidade inovadora de turismo de natureza de 3,2 milhões de euros.

“Vale das Lobas é um novo conceito de turismo, com variedade de opções de estadias para os visitantes, todas com os temas de bem-estar, descoberta e natureza”. É assim que os investidores do novo empreendimento definem o projeto, lançado a 29 de julho, na presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e que deverá entrar em funcionamento em 2021, na localidade de Sobral Pichorro, em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, Diocese de Viseu.

O novo destino de turismo de natureza vai nascer numa antiga propriedade da Diocese de Viseu, incluindo um Nature Spa Hotel, Restaurante, Parque de Campismo, Aldeia do Artesão, Agricultura Regenerativa Biológica e o estabelecimento de um Parque de Biodiversidade para apoiar a resiliência do ambiente natural, restaurar a biodiversidade e estimular a regeneração económica.

O Solar e Capela do século XVII vão ser igualmente restaurados, disponibilizando o novo empreendimento 23 quartos, SPA com águas de fontes naturais, restaurante, boticário e 15 hectares de percursos pela natureza entre jardins e florestas, programas de bem-estar, formação e conferências.

O investimento está estimado em mais de 3,2 milhões de euros, conta com um incentivo do Portugal 2020 no valor de 2,2 milhões de euros e prevê criar numa primeira fase 40 postos de trabalho.

De acordo com os promotores, “este resort irá transformar uma área de Portugal – até agora desconhecida – num ponto focal para o turismo de natureza”, uma vez que “esta iniciativa está direcionada para a regeneração da biodiversidade, a revitalização da comunidade e a renovação da saúde dos visitantes”, oferecendo um ambiente sereno para que os visitantes possam “conectar-se com a natureza”.

“Este vale antigo e sagrado, que data da era do Neolítico nos locais de Fraga da Pena e Castro de Santiago, tem albergado o conhecimento tradicional e ancestral por séculos e providencia o lugar perfeito para que as pessoas possam fazer mudanças construtivas nas suas vidas”, acrescentaram em nota de apresentação.

O lançamento da primeira pedra do investimento contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, do presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, entre representantes de outras entidades. O momento ficou marcado pela construção de uma cápsula do tempo criada por jovens de Fornos de Algodres e pelos habitantes da aldeia, que simboliza os dias de hoje e o modo como se perspetiva o futuro no presente.

Na cerimónia, o cofundador do projeto, Anthony Graham Conway, revelou que “correu o país todo” e encontrou em Sobral Pichorro “o espaço com que sempre sonhou”.

Para a secretária de Estado do Turismo trata-se de “um bom exemplo de um investimento que se enquadra na nova estratégia adotada pelo Governo para valorizar outros destinos que não apenas o Litoral”.

G.I./J.B.