O Ano Pastoral 2019-2020 inicia com o mês missionário e vamos vivê-lo no próximo dia 5 de outubro no Centro Pastoral de Viseu, como uma oportunidade para olharmos o futuro com esperança e motivo de alegria para fazermos um caminho de reflexão acerca do valor e do sentido dos Sacramentos da Iniciação Cristã que recebemos.

O Sacramento do Batismo que recebemos em criança, em caminhada catequética ou como adultos deve ser para cada um de nós uma força geradora do verdadeiro empenhamento que somos chamados a ser como cristãos. Iluminados pela graça de Deus, tornámo-nos seus filhos, irmãos de Jesus Cristo e templos do Espírito Santo. Como membros da uma comunidade cristã, conscientes de sermos o povo de Deus em caminhada Pascal, membros vivos do Corpo de Cristo a sua Igreja descobrimos a riqueza da nossa vocação e do caminho de santidade que devemos fazer na alegria, dom do Espírito Santo.

Na Igreja todos somos chamados à santidade e o Sacramento do Batismo é a porta da fé que se abre sempre a quem quer entrar por Ela para ser verdadeiramente filho de Deus e membro empenhado na vida da Igreja. Jesus disse: “Eu sou a porta, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Tomemos consciência da grandeza do Sacramento do Batismo e do seu valor na nossa vida. Aprofundemos em cada dia com a escuta da Palavra e a oração o mistério de sermos cristãos e de termos a Igreja como nossa Mãe. O verdadeiro caminho que o cristão deve percorrer para atingir a vivência de uma espiritualidade que brota da fonte do amor trinitário de Deus, só é possível quando como Santo Agostinho formos capazes de viver e dizer: “Tarde te amei, amor sempre novo e tão antigo, tarde te amei”. Bem eu sei a fonte que mana e corre. E bem sei onde é e donde vem. Esta viva fonte que desejo é Deus e que eu procuro como meu Senhor desde a aurora.

Vivamos com alegria a nossa vocação batismal e sejamos cristãos a transformar o mundo. Todos. Tudo e Sempre em Missão para renovarmos a missão em nós e em todas as dimensões da pastoral enraizadas na vida da Diocese.

Convido-vos a todos a participar na dinâmica do Novo Ano Pastoral. Batizados enviados a evangelizar o mundo.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.