Após publicação do decreto de nomeação de todos os seus elementos no passado mês de julho, reuniu o novo Conselho Presbiteral da Diocese, sob a presidência do Senhor D. António Luciano, Bispo de Viseu, nas instalações do Seminário Maior.

Foram abordados alguns temas de dinamização da vida orgânica da Diocese, entre os quais a organização e implementação da ação de diversos órgãos das estruturas diocesanas, e apresentado o Plano Pastoral Diocesano para o presente ano pastoral, sobre o Batismo: “Batismo, um caminho de santidade”.

Na linha da proposta temática sobre a Família desenvolvida nos dois últimos anos, a dinamização da vida cristã a partir do Batismo pretende renovar o compromisso das famílias com a força do Espírito Santo, com consequências práticas na vida da Igreja nomeadamente na formação e participação laical.

É uma proposta de compromisso, especialmente para as camadas mais jovens no sentido da sua abertura entusiasta e preparação efetiva para as Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal no ano de 2022.

Secretariado Permanente

G.I.