Na manhã de hoje, os diáconos permanentes e aspirantes ao diaconado permanente, acompanhados pelas esposas, encontraram-se com D. António Luciano, no Seminário Maior, para um tempo de formação, em que o Sr. Bispo, a partir da Primeira Carta de S. Paulo a Timóteo, elencou um conjunto de virtudes humanas que devem ser cultivadas pelo diácono e pelas suas esposas.
Antes da chegada de D. António Luciano, já o Cónego António Jorge, responsável pela formação dos diáconos permanentes, tinha conduzido uma reflexão e diálogo sobre as orientações dos Padres da Igreja e os requisitos do Direito Canónico previstos para o exercício do ministério diaconal, realçando as qualidades humanas, virtudes evangélicas e requisitos exigidos pela “diaconia”.
Diáconos permanentes e aspirantes a esse ministério partilharam a sua experiência, com as respectivas esposas, prevendo-se que cada aspirante venha a escolher entre os diáconos permanentes um tutor que possa colaborar, ao longo deste ano, na sua formação pastoral, que será conduzida, conjuntamente, pelo Bispo e pelo Director da formação, em sintonia com o director espiritual, o pároco e o tutor, todos eles atentos ao Espírito de Cristo, primeiro protagonista da formação. Foi realçada também a importância das comunidades cristãs de proveniência dos aspirantes ao diaconado, bem como a família de cada um que, com a comunidade de formação, devem favorecer uma profunda espiritualidade, a par do sentido de pertença, espírito de serviço e vigor missionário, com ritmo de encontros de oração.
O encontro, que fora iniciado com a oração da Hora Intermédia, terminou com a Eucaristia presidida por D. António Luciano, seguindo-se o almoço, no refeitório do Seminário.
São quatro os aspirantes ao diaconado permanente, que serão apresentados à diocese, na Solenidade da Imaculada Conceição, no próximo dia 8 de Dezembro, na Sé de Viseu, onde serão ordenados, na mesma data, em 2020. Ao longo deste tempo de formação pastoral, receberão, nas respectivas paróquias, os ministérios do leitorado e do acolitado.
Estes aspirantes ao diaconado permanente frequentaram a Escola Diocesana da Fé, ao longo de três anos.

G.I.