Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Obra em madeira foi entregue a Francisco no final da audiência pública semanal.
O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano uma peça evocativa do 40.º aniversário do programa ‘70X7’, da Igreja Católica em Portugal.
A obra em madeira, da autoria de Diamantino Abreu, foi entregue pelo jornalista Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA e vice-presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC).
Em declarações à Agência ECCLESIA, Paulo Rocha falou numa “grande honra” pela oportunidade de viver este momento comemorativo junto do Papa, considerando este encontro como “um grande estímulo”, pela inspiração de uma figura que torna o trabalho “mais entusiasmante”.
O responsável editorial pelo ’70×7′, destacou a mensagem deixada hoje por Francisco em favor da “inculturação do Evangelho”, a partir da experiência do apóstolo São Paulo, para “criar pontes com todos os setores da sociedade”.
“Sem dúvida, é isso que o programa fez ao longo destes 40 anos, desde os seus fundadores, é isso que o ’70×7′ quer continuar a fazer, trilhando essa história na sociedade portuguesa, certos de que os meios de Comunicação Social e a presença da Igreja Católica nos media, nas várias plataformas, é um desafio crescente, que temos de assumir, contando com o entusiasmo e o estímulo que o Papa Francisco coloca neste campo”, concluiu.
Professor do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Diamantino Abreu disse ter ficado “surpreendido e nervoso” com o desafio de criar uma peça inspirada no logótipo do programa ‘70×7’, em emissão na RTP desde 1979, sem interrupções, e da responsabilidade editorial do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
“A primeira opção foi ir à procura de materiais reciclados, rejeitados, daqueles que a gente deita fora”, tendo a escolha final recaído na madeira, com recurso a “espécies nacionais” refere o autor, que quis também dotar a peça com elementos que definem a comunicação atual.
“Lembrei-me da minha avó e da sua técnica de fazer novelos”, para entrelaçar um globo de filamentos que lembra “os canais de comunicação e as redes sociais”, relata.
Diamantino Abreu entendeu ainda que esta peça poderia sublinhar a “identidade cultural” de Portugal.
“Daí a ideia da filigrana e do coração, que podemos encontrar no interior da peça” refere o autor, que quis acrescentar um elemento que é hoje símbolo da ourivesaria portuguesa.
A primeira emissão do programa ‘70×7’ aconteceu no dia 21 de outubro de 1979; depois do primeiro ano como programa quinzenal, passou a ser emitido todas as semanas, em novembro de 1980, no canal 1 da RTP, até ao nascimento das televisões privadas, passando nessa ocasião a ser transmitido na RTP2.
Após a audiência pública semanal, na Praça de São Pedro, Francisco encontrou-se com uma delegação da AIC, que está a celebrar 25 anos.
Para além da audiência geral, está prevista também uma visita aos serviços de informação do Vaticano, à Biblioteca e Arquivo da Santa Sé e a congénere italiana da AIC.
A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã representa cerca de 170 títulos, “um segmento muito importante da comunicação social portuguesa”.
G.I./Ecclesia:HM/OC

CategoriaIgreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: