Ontem e hoje, reuniram em Viseu, no Centro Sócio-Pastoral, o Conselho Nacional e a Equipa Nacional da ACR, que está implantada em 13 dioceses, para projetarem e definirem o plano de ação para 2019/2020.

Depois da oração com que iniciaram os trabalhos, o Conselho Nacional interpelou os participantes com o desafio do Papa Francisco na sua Encíclica «Laudato Si’» para perceberem que «a pessoa humana cresce, amadurece e santifica-se tanto mais, quanto mais se relaciona, sai de si mesma para viver em comunhão com Deus, com os outros e com todas as criaturas» (nº 240).

O Conselho contou ainda com uma reflexão da Dra. Margarida Miranda, sobre a Ideologia de Género, enquadrada na temática do Movimento para o triénio – Ser e Viver para Transformar. Na sua intervenção, Margarida Miranda apontou as origens desta ideologia e a sua influência na sociedade actual, apontando pistas de ação, com vista a preservar a centralidade humana. Foram avaliadas como muito positivas as atividades realizadas em cada Diocese e as atividades realizadas pela Equipa Nacional, fazendo uma leitura dos sinais dos tempos, apontando para prioridades de acção, para consolidar, crescer e renovar os grupos.

Retomar o estudo da Encíclica «Laudato Si’» («Louvado Sejas») e estudar a temática da Ideologia de Género, com base no documento da Congregação para a Educação Católica «Homem e Mulher os criou» juntam-se ao aprofundamento da Exortação Apostólica «Christus Vivit» («Cristo Vive»), com vista à integração do Movimento na dinâmica de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em 2022.

A ACR reassumiu a Revista Mundo Rural como órgão de comunicação, informação e formação integral para os militantes e simpatizantes do Movimento, sem deixar de manter a presença da ACR no Facebook e no Youtube, visando dar continuidade ao trabalho do Movimento como uma mais-valia no percurso de formação dos militantes, incentivando-os à ação no meio onde vivem e trabalham.

D. António Luciano marcou presença durante os trabalhos e realçou a importância e actualidade da Acção Católica, animando à expansão do seu dinamismo na diocese de Viseu.

G.I.