Celebramos neste Domingo, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor e Rei do Universo, princípio e fim de todas as coisas.

Devemos pedir para que seja santificado o Seu nome, venha o Seu reino, seja feita a Sua vontade. É preciso que Jesus Cristo reine na Igreja, nas famílias e no nosso mundo atual.

No fim do ano litúrgico, Jesus Cristo oferece-se de braços abertos a toda a humanidade, dá-nos a sua realeza de Senhor e Rei do Universo. Esta festa é um dom para todos, na qual toda a pessoa humana é chamada a viver e a participar. É uma meta de um caminho de santidade com Cristo, para todos os batizados. Como cristãos, pelo Sacramento do Batismo, somos chamados a participar desta realeza de Cristo na construção de um reino espiritual e social que passa pela transformação das estruturas terrenas e sociais do nosso mundo. Como nos lembra o Ritual do Batismo, revestidos de Cristo, participamos do seu múnus de profeta, sacerdote e rei.

A solenidade de Cristo Rei lembra a todos os batizados a dimensão evangelizadora do amor, do servir à maneira de Jesus Cristo. O apostolado é uma consequência da fé, é um serviço pedido por Jesus. O que fizeres ao mais pequenino dos meus irmãos é a mim que o fazes. O Papa Francisco insiste muito nesta dimensão do serviço em proximidade. “Seria belo se cada um de nós pudesse, no fim do dia dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros”.

Por isso uma Igreja em saída, deve falar-nos de Cristo servo, servidor, que vai ao encontro do próximo. Servir para Cristo é reinar. A Igreja é uma diaconia de serviços: servir os pobres, os rejeitados, os refugiados, os doentes, os abandonados, os emigrantes, os desprotegidos, os ignorados, os órfãos, as viúvas e os perseguidos que edificam em bem-aventurança o Reinado de Cristo.

Todo aquele que é membro do Corpo de Cristo, é também chamado a viver a sua vocação batismal como discípulo, enviado a servir. Com o dinamismo de uma fé renovada participamos na construção do seu “reino eterno e universal: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz” (Prefácio de Cristo Rei).

Rezemos para que todos os batizados tomem consciência de que o Senhor os chamou a construir o Seu reino, levando também às estruturas sociais do mundo o reinado de Cristo, através dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.

† António Luciano, Bispo de Viseu

G.I./J.B.