Em comunhão com o Santo Padre no dia 27 de março, às 17 horas

Na sequência de uma carta do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e por indicação do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, “a Igreja em Portugal empenha-se em promover, mediante os meios de comunicação social à sua disposição, a participação dos fiéis católicos e dos cristãos de outras confissões religiosas na Satio orbis que o Papa Francisco realizará às 18.00H (hora de Roma) de sexta-feira, dia 27 de março corrente, no adro da Basílica São Pedro”.

A carta acrescenta ainda que “durante a Statio orbi, que será transmitida em Mundovisão e em Vatican News, o Santo Padre concederá a todos os participantes a Indulgência Plenária e dará a bênção Urbi et Orbi”.

Assim, no próximo dia 27, sexta-feira, pelas 17 horas, procuremos participar vivamente neste intenso momento de oração convocado pelo Santo Padre:

“Na próxima sexta-feira, 27 de março, presidirei a um momento de oração no adro da Basílica de São Pedro, com a praça vazia. A partir de agora convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação social. Escutaremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual, no final, darei a Bênção Urbi et Orbi, à qual será unida a possibilidade de receber a indulgência plenária. Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Façamos sentir a nossa proximidade às pessoas mais sozinhas e provadas. A nossa proximidade aos médicos, profissionais de saúde, enfermeiros e enfermeiras, voluntários… A nossa proximidade às autoridades que devem tomar medidas duras, mas para o nosso bem. A nossa proximidade aos polícias, com os soldados que procuram manter a ordem nas ruas, para que seja cumprido o que o governo nos pede para o bem de todos. Proximidade a todos” (Angelus de 22 de março).

Lisboa, 25 de março de 2020

Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa