Humanamente em prevenção, contenção e oração

No contexto atual, como cristãos vamos viver o Domingo de Ramos a partir das nossas casas, meditando sobre o mistério da Entrada Solene de Jesus na cidade santa de Jerusalém e meditar no dom da sua Paixão e Morte.

Coloquemos nas nossas varandas e janelas uma cruz, sinal do grande amor de Cristo por todos os homens.

Na segunda feira Santa, podemos viver o dia com a meditação do Salmo 50: Senhor, tem piedade de mim, porque sou pecador. Rezemos pelas autoridades, pelos profissionais de saúde e por todos os que ajudam a aliviar os que sofrem nesta pandemia.

Na terça feira Santa, podemos rezar o Salmo 22: O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará. Rezemos pela santificação das famílias, pelas crianças e jovens em catequese.

Na quarta feira Santa, rezar com Isaías 52 : Ver em Jesus Cristo o Servo sofredor e unir aos méritos de Cristo todos os que sofrem por causa do Covid-19 e toda a humanidade. Rezemos pelos que cuidam dos doentes e idosos e também pelo eterno descanso de todos os defuntos.

Na quinta feira Santa, meditar no Mistério de Cristo Sumo e Eterno Sacerdote. Rezar pela santificação dos nossos sacerdotes e unirmos ao seu ministério a nossa oração pela comunhão e unidade do presbitério e da Igreja. Em ausência da celebração pública da Eucaristia, vivamos o dia em Eucaristia, em Ação de Graças, em Adoração e façamos a comunhão espiritual. São Paulo VI dizia: “A Eucaristia é o maior dom do Coração de Cristo”. Rezemos pelos nossos seminaristas e pelo aumento das vocações sacerdotais.

Na sexta feira Santa, façamos a leitura da Paixão e Morte de Jesus segundo o Evangelho de João 18 e pelos méritos da sua morte peçamos a salvação de todo o género humano. Em casa, em família, façamos a adoração e contemplação da Santa Cruz, pedindo a Jesus o dom da vida eterna. Com Maria e João junto à Cruz, rezemos de modo especial pela paz, pela Igreja e pelas vítimas desta pandemia, pelos defuntos e famílias envolvidas em luto.

No sábado Santo, dia de silêncio, oração, contemplação e luto, acompanhemos Jesus depositado no sepulcro. Rezemos pelos agonizantes e benditas almas do Purgatório, esperando com alegria a vivência da Vigília Pascal. Iluminados pela fé renovemos as nossas promessas batismais e façamos o compromisso de levar ao mundo de hoje a luz verdadeira, que é Cristo Ressuscitado.

Domingo de Páscoa vivamos com alegria, fé, esperança e caridade mesmo em isolamento social, a grande festa dos cristãos, a festa da Vida Nova do Ressuscitado e enfeitemos a cruz com flores que colocamos à janela  ou varanda da nossa casa. A Páscoa é a festa da vida e da alegria cristã. Cristo Ressuscitou! À volta da mesa, com a cruz enfeitada, vela acesa, símbolo de Cristo Ressuscitado, façamos a Visita Pascal em família desejando a todos espiritualmente Santas e Felizes Festas Pascais. Cristo Ressuscitou verdadeiramente, Aleluia, Aleluia!

Com o exemplo e testemunho de Maria, a Mãe do Ressuscitado, São Teotónio e a Beata Rita Amada de Jesus desejo a todos os cristãos e pessoas de boa vontade uma bênção especial de Deus.

Um obrigado sincero a todos por tanta generosidade, tantos sacrifícios, solidariedade, ajuda, proximidade e generosidade.

Santas Festas Pascais a todos, sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, especialmente aos pobres, doentes, famílias, vítimas do Covid-19, autoridades, profissionais de saúde, voluntários e pessoas de boa vontade, e a todos os que acreditam que é preciso estarmos em casa para vencermos juntos o inimigo invisível. Amen!

Viseu, 31 de março de 2020

† António Luciano,