Voz do Pastor

Início da Semana de Oração pelas Vocações

1. Caríssimos irmãos e irmãs desta querida Diocese de Viseu, a Igreja chamada por Deus a ser santa no meio do mundo concreto de hoje, um mundo flagelado, magoado, doente, ferido de morte por causa das consequências nefastas da pandemia Covid-19. Uma sociedade e uma Igreja a tentar reconstruir o seu presente olhando com esperança para o futuro. É neste contexto que somos chamados a celebrar espiritualmente no próximo domingo, o Dia da Igreja Diocesana a viver o programa em experiência de fé online, nas nossas próprias casas.

Embora separados fisicamente, unidos espiritualmente a partir da vivência da fé em comunhão Eucarística, a partir da celebração do próximo Domingo, III da Páscoa, início da Semana de oração pelas Vocações de consagração na Igreja.

O tema deste Dia Diocesano, “Unidos o coração bate mais forte” levará a um dia diferente, de uma Igreja comunidade de chamados, que nasceu da graça divina e da fonte das águas do Batismo, para que cada cristão possa verdadeiramente viver uma vida nova.

1. Estimulados para celebrarmos o Dia da Diocese de modo diferente não é obstáculo para não acolhermos o Espírito Santo, Senhor que dá vida, alma da Igreja e que a faz aparecer diante do mundo como “sinal e Sacramento de Salvação”.

É esta Igreja povo de Deus que é chamada a renovar-se na alegria do Evangelho”.

Com o testemunho da alegria e da glória que nos vem de Jesus o Ressuscitado e que caminha connosco nesta Diocese de Viseu, sonhamos com uma Igreja fiel e comprometida na família, nas paróquias, em casa ou em qualquer outro lugar, empenhada com todos, junto das crianças e jovens e solidária com os doentes, os pobres, os desempregados, os estrangeiros e as vítimas da desintegração provocada por esta pandemia.

No Dia da Igreja Diocesana, convido todos vós a estarmos unidos na fé e na oração, na esperança de termos “um só coração e uma só alma”, para que todos juntos: Bispo, sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos, fazendo caminho sinodal e unidos em comunhão e unidade, vivamos este dia de festa diocesana com alegria espiritual e zelo pastoral. Unidos na paz e na esperança, rezemos para voltarmos à vida em normalidade, sentindo para isso a força, a graça e o amor de Cristo Ressuscitado, presente sempre na sua Igreja, Corpo em construção.

1. Este Domingo, Dia da Igreja Diocesana celebrada online, inicia a Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja, cujo tema: “As palavras da vocação“. Tema atual e pertinente perante à diminuição das vocações sacerdotais, diaconais, religiosas, contemplativas, missionárias, sociedades de vida apostólica, institutos seculares e leigos consagrados dos mais diversos movimentos eclesiais.

Somos um povo chamado pelo amor de Deus a responder sim e a servir os irmãos com amor, proximidade, compaixão, alegria e testemunho.

1. O tema das vocações e a capacidade de criar uma cultura verdadeiramente vocacional na família, na escola, na catequese e nos movimentos é um desafio vital e fundamental para a vida futura e serviço pastoral e espiritual das nossas comunidades.

Jesus no Evangelho diz-nos que quando olhou para as multidões à sua volta e as viu tristes e abatidas, porque eram como ovelhas sem pastor, compadeceu-se delas.

Neste tempo de provação e tribulação, provocado por esta pandemia, convocados por uma lei nacional de emergência social, ainda retidos em casa, continuamos a viver a fé em família como comunidades fraternas, a rezar pelo aumento das vocações lembrando as palavras de Jesus: “a Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da Messe que mande trabalhadores para a sua Messe”.

Neste contexto convido-vos a todos a rezarmos pelos nossos seminaristas em formação teológica a partir das suas casas, para que Deus os ajude e os fortaleça na sua vocação, para serem fiéis ao chamamento que Jesus lhes faz para serem humildes servidores da vinha do Senhor. Rezemos também pelos seus formadores do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Rezemos também pelos seus professores, famílias e paróquias. Rezemos por todos os consagrados ao serviço da nossa Diocese na diversidade dos seus carismas. O meu obrigado na gratidão da fé pela vossa oração, contemplação, carisma, ação, serviço e testemunho do anúncio da plenitude do Reino através de uma vida de pobreza, de castidade e obediência.

Convido-vos a rezarmos pelas intenções das famílias “viveiros de vocações”, pelos bons frutos do trabalho que se está a realizar na pastoral juvenil, na pastoral do ensino superior, na vida dos movimentos, nas escolas na formação moral e católica. Que a pastoral vocacional da nossa Diocese, com um novo responsável o Padre João Leão Zuzarte e a sua equipa, sejam capazes de dinamizar toda a pastoral diocesana, para que esta se torne cada vez mais, uma pastoral global e integral e suscitemais vocações na nossa Diocese de Viseu

Nada melhor para celebrarmos o Dia da Diocese que o assumir em fidelidade o compromisso de sermos uma Igreja que reza pelo aumento das vocações e pela santificação de todos os batizados.

Deus que continua a chamar e espera de cada um de nós respostas generosas num sim incondicional como o de Maria, de São José, de São Teotónio e da Beata Rita Amada de Jesus nos conceda o que Lhe pedimos com fé.

† António Luciano,

Bispo de Viseu