Breve nota histórica

A Nota Pastoral “A Família e a Vida”, de 1 de maio de 1994, refere que João Paulo II,

aquando do encerramento do Sínodo da Europa, em 1991, propôs que, em todos os países do mundo, a Igreja promovesse, todos os anos, a celebração de um Dia ou de uma Semana da Vida.

Os Bispos portugueses, em resposta a este apelo, decidiram, em Ano Internacional da Família – 1994 – instituir a Semana da Vida, na terceira semana de Maio.

Em 25 de março de 1995, João Paulo II, publicou a Carta Encíclica “Evangelho da Vida – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana”, tendo explicitado aí o objetivo da celebração da Semana da Vida: «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…» (EV, 85).

A Semana da Vida decorre, habitualmente, na semana em que se celebra o Dia Internacional da Família (15 de maio) e vai do domingo anterior ao domingo seguinte.

A celebração da Semana da Vida é dinamizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Familiar que tem vindo a elaborar, a editar e a propor às dioceses e movimentos da família:

• Um cartaz alusivo ao tema, aprovado pela Comissão Episcopal do Laicado e Família
  • Um guião sobre o tema, proposta de oração e de ações
  • Uma pagela com uma oração pela Vida.

Indicamos os temas refletidos ao longo dos 26 anos anteriores.

1994 – A família e a vida

2015 – Vida com dignidade: opção pelos mais fracos

2016 – Cuidar da Vida: A nossa casa comum

2017 – Com Maria, cuidar da alegria da vida

2018 – Eutanásia…o que está em jogo?

2019 – Há vida. Há futuro.

2020 – A fragilidade humaniza a vida

CategoryBispo