Um futuro incerto e desconhecido paira no horizonte da vida das pessoas, das instituições públicas, eclesiais e sociais. Apesar de tudo temos que manter viva a chama da fé e da esperança e programar o regresso ao trabalho, à escola, à igreja, à catequese, à pastoral às atividades de cada dia indispensáveis à catequese, à pastoral, às atividades de cada dia de um modo responsável.

O medo do futuro, do amanhã desconhecido, a incerteza sem resposta, a espera de uma vacina para todos, com a possibilidade de realizarmos coisas novas, mas também diferentes é para muitos de nós uma utopia. O futuro é comandado pelo sonho, mas hoje é uma grande dor de cabeça para muitos, um desafio para toda a humanidade, pois esta pandemia colocou-nos a todos no mesmo barco, onde todos somos responsáveis pela sua chegada a um porto seguro.

A fé e a esperança cristã tem as suas raízes no Mistério Pascal de Cristo. Com a sua ressurreição Ele venceu o pecado e a morte e tornou-se fonte de Vida. O amor venceu a morte! A semente lançada à terra tem que germinar primeiro para depois crescer e dar fruto. Todos esperamos pelo fim desta pandemia com expectativas novas, e com a esperança que paira no horizonte da nossa existência.

Como vai ser o mundo de amanhã? Como vai ser o futuro da Igreja? Como vai funcionar a escola? Como é o regresso à nova normalidade? Diante da crise económica e social, como vai ser a dimensão do trabalho?

O aumento do desemprego, da pobreza e da fome podem ser amanhã o maior flagelo da humanidade. Vamos ouvindo vozes positivas e clamores negativos diante de tão grande calamidade que se instalou no nosso mundo. A esperança e a confiança na Providência Divina, mesmo perante os sinais negativos e as muitas nuvens que ensombram a humanidade, devem ser vistas na perspetiva da revelação cristã. Deus nunca nos abandona. Com Ele vamos vencer juntos, tudo será diferente, mas acreditamos que tudo será melhor.

Nunca o valor da experiência cristã num futuro melhor esteve tão presente na vida do ser humano e das instituições da nossa sociedade. Estamos todos diante de grandes interrogações e desafios como nos ensina a “Gaudium et Spes”, quer a nível da dimensão humana, social, eclesial e económica que hoje se apresentam ao nosso mundo.

Esta pandemia alterou o ritmo da vida das pessoas e do seu modo de estar e conviver em sociedade. Cresceram exponencialmente os infetados pela pandemia em todo o mundo, o número de mortos, as estatísticas falam dos pobres e desprotegidos, apareceu um número incontornável de refugiados, todas as estruturas da sociedade e da civilização programada para o século XXI foram abaladas.

Todas as decisões a tomar precisam hoje de um grande discernimento, ponderação e prudência, para que os resultados obtidos possam ser os melhores.

O futuro a Deus pertence diz o povo, mas é precisamente a previsão do futuro que hoje preocupa mais o coração e a vida das pessoas. Todos esperamos que depois desta pandemia, sejamos melhores.

Se o futuro a Deus pertence nós queremos prepará-lo no presente bem, com qualidade e valores, onde se destaca a prevenção, a proximidade, o cuidado, a generosidade, a responsabilidade e a prudência.

Mas em termos concretos o que significa a esperança ao tomarmos estas medidas?

Precisamos todos de fazer esforço para regressar ao trabalho, à universidade, à escola, à creche, à Igreja, à catequese, às aulas de religião e moral, ao desporto, ao lazer, a uma convivência sadia, mesmo no contexto de uma nova normalidade, que nos desafia a viver um estilo positivo em todo o nosso agir.

O importante é cumprir as orientações da DGS e com a nossa prudência cuidar do futuro, porque como diz o povo “vale mais prevenir que remediar”.

A esperança como virtude teológica é também um sonho que se recria no nosso espírito em cada manhã.

Temos que saber dar razões da nossa esperança.

Que a Senhora da Esperança ilumine sempre os caminhos da nossa vida e do nosso futuro.

† António Luciano,

Bispo de Viseu