Rumo ao Diaconado Permanente

A Diocese de Viseu tem atualmente ao seu serviço dez diáconos permanentes, desde 2012. Após uma segunda fase de formação teológica e pastoral, proporcionada pela escola da Fé Diocesana, aberta a leigos de toda a diocese durante três anos, 2016-2019, concluída com aproveitamento por cerca de vinte cristãos, sentiram o chamamento, e foram reconhecidos aptos para o diaconado permanente, pelo Bispo diocesano, mais três cristãos: o Joaquim Coimbra, da Paróquia de Dardavaz (Tondela), o Fernando Almeida, de Rio de Loba, e o Sérgio Amorim, de Nossa senhora do Viso. Os diversos passos – académicos, canónicos e familiares – foram já executados e, neste momento, acompanhados pelo Vigário Diocesano do Clero, párocos e com o apoio das esposas e família, estão no processo próximo da ordenação.

Previamente à ordenação de diácono permanente, o candidato é instituído pelo Bispo diocesano nos ministérios eclesiais, nomeadamente o de Leitor e de Acólito.

A instituição de Leitor já ocorreu, para os três candidatos, na Catedral. Até à ordenação diaconal, que acontecerá em princípios do próximo ano, a instituição de Acólito, realiza-se nas paróquias de origem de cada um.

Dando sequência e este processo, no passado sábado, 12 de setembro, o sr. Bispo, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia em Rio de Loba, durante a qual instituiu Acólito o Fernando de Almeida. Foi um simples e bela celebração, na qual participaram algumas dezenas de pessoas, e que teve como momento central e simbólico, além da oração própria de instituição, a entrega ao novo Acólito da patena com o Pão a ser consagrado na mesma celebração eucarística. Uma das funções ministeriais do acólito e especificamente do diácono, é o serviço do altar.

No próximo sábado, 19 de setembro, será a instituição do Sérgio Amorim, no Viso e a 11 de outubro do Joaquim Coimbra, em Dardavaz.

Parabéns e as bênçãos de Deus para estes novos servidores do evangelho e dos irmãos.

P. José Henrique Santos