O Bispo da Diocese de Viseu tem o dever de comunicar com dor e pesar ao clero e a toda a Diocese, o falecimento do Reverendo Padre José Rodrigues Mariano, que vivia no Centro Sócio Pastoral de Viseu há alguns anos.

Peço-vos que imploremos para ele o dom da misericórdia de Deus, para que repouse para sempre nos braços do Pai no Reino da eterna paz.

Natural da paróquia de Bodiosa, concelho de Viseu onde nasceu a 19 de março de 1931.

Frequentou os Seminários Diocesanos e foi ordenado sacerdote a 18 de setembro de 1954.

Serviu as seguintes paróquias da diocese de Viseu:

De 1/01/1955 a 31/12/1955 – Coadjutor em Fataunços.

De 1/01/1956 a 8/09 1956 – Pároco de S. João da Serra e S. Cristóvão de Lafões.

De 8/09/ 1956 a 9/10/1958 – Pároco de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.

De 1/01/1959 a 7/08/1959 – Coadjutor em Oliveira do Conde.

De 25/03/1960 a 31/12/1960 – Capelão de Silgueiros e Travanca de Bodiosa.

De 1/01/ 1961 a 3/09/1964 – Pároco de Farminhão

6/09/1964 a 6/02/1966 – Pároco de Rio de Moinhos.

De 06/02/1966 a 1977 – Pároco de S. Cipriano e Vil do Soito.

Depois ajudou os colegas e muitas comunidades com a pregação. Dispensado do serviço paroquial em 1977 foi acolhido no Presbitério de São Pio X. Depois transitou para a nova residência de acolhimento aos sacerdotes, o Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu.

Desde sexta-feira passada à noite estava internado no Hospital de São Teotónio em Viseu.  Faleceu aos 89 anos idade na manhã de domingo 18 de outubro de 2020, Dia Mundial das Missões.

O funeral realiza-se na próxima segunda feira dia 19 de outubro de 2020 às 15,30 horas na paróquia de Bodiosa. O Bispo de Viseu preside à celebração das Exéquias  no Cemitério de Bodiosa, seguindo-se depois a celebração da Eucaristia de sufrágio na Igreja Paroquial. Em tempo de pandemia no estado de calamidade, respeitando as Orientações da Direção Geral de Saúde e dos responsáveis de Saúde Pública Local durante as celebrações, devido à existência de alguns surtos de Covid-19 ativos no local e na região.

Tudo faremos para cumprir as orientações prescritas pelas autoridades civis e de saúde.

O Bispo da Diocese agradece a Deus o dom da vida longa e do exercício do ministério sacerdotal do Rev.mo Senhor Padre José Rodrigues Mariano. Convido-vos a rezar ao nosso bom Deus, Senhor da vida, para que o faça participante das bodas do Cordeiro, o recompense por todo o trabalho e zelo apostólico realizado em favor da Igreja. Pela sua infinita misericórdia, Deus lhe conceda como prémio o descanso eterno.

Apresento os meus sentidos pêsames à família, à Direção do Centro Sócio Pastoral da Diocese e a todos aqueles que se sentem envolvidos na dor da partida para a Casa do Pai deste nosso irmão sacerdote.

Agradeço aos responsáveis do Centro Sócio Pastoral de Viseu, na pessoa do Senhor Cónego Miguel Abreu, a todos os funcionários e funcionárias que cuidaram dele, assim como às Irmãs Carmelitas Missionárias, todo o carinho e cuidado que dispensaram sempre ao Rev.do Padre José Rodrigues Mariano.

Encomendemos todos a sua alma ao amor misericordioso de Deus que o convida a participar na Páscoa eterna. Que por intercessão de Maria, Mãe dos sacerdotes, Deus nos conceda muitos e santos sacerdotes, muitos e santos missionários.

Viseu, 18 de outubro de 2020

† António Luciano dos Santos Costa,