Entrega dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude – Roma

No dia 22 de novembro de 2020, dia de Cristo Rei, uma delegação portuguesa recebeu a Cruz peregrina e o Ícone mariano que são os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcando assim a passagem de testemunho do Panamá, que recebeu a edição internacional de 2019, para Lisboa, que acolhe o evento no verão de 2023.

A cruz da JMJ e o ícone mariano ficarão na Sé de Lisboa, “à disposição de todos”, até que as autoridades permitam que os símbolos iniciem o percurso previsto.

D. Américo Aguiar admite que as pessoas, em geral, possam ter o sentimento de “saber a pouco” sobre a preparação, mas dá conta de um trabalho “subterrâneo” e reconhece que a gestão das expectativas é necessária quer por parte de quem está fora, como quem está dentro da organização da JMJ. “Cada uma das áreas pastorais, capelanias prisionais e hospitalares, e tantas realidades pastorais que porventura não estamos a ter lembrança, que se façam presentes e se disponibilizem para que possamos articular ainda mais o que é a comunicação da Jornada”, sublinha.

Fernando D. C. Chapeiro

Comitê Organizador Diocesano da Jornada Mundial da Juventude