8 de dezembro de 2020 a 8 dezembro de 2021

“Com Coração de Pai: assim José amou a Jesus, designado nos quatro Evangelhos como «o filho de José». Os dois evangelistas que puseram em relevo a sua figura, Mateus e Lucas, narram pouco, mas o suficiente para fazer compreender o género de pai que era e a missão que a Providência lhe confiou”, assim começa a Carta Apostólica “Patris Corde”, com que o Papa Francisco lançou este ano especial de São José.

Um desejo do Papa Francisco, ao completarem-se 150 anos da sua declaração como Padroeiro da Igreja Católica, amadurecido também durante os meses da pandemia, ao afirmar: “todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”.

O Papa lembra a figura de São José em alguns pontos concretos: “Pai amado”, “Pai na ternura”, “Pai na obediência”, “Pai no acolhimento”, “Pai com coragem criativa”, “Pai trabalhador” e por fim “Pai na sombra”.

Francisco define o objetivo desta Carta “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

E conclui com o pedido “da graça das graças: a nossa conversão”, terminando com uma oração a São José: Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Ámen”.

CategoryIgreja, Papa