Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Todos os dias 23, de cada um dos 32 meses (aproximadamente, pois ainda não sabemos o mês da realização da Jornada Mundial da Juventude – JMJ Lisboa’23) que nos separam da JMJ Lisboa’23, serão o Dia JMJ na Diocese de Viseu.

Para dar uma identidade própria a este dia 23, depois de uma chuva de ideias por parte dos elementos da equipa da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, chegou-se ao nome MARCO 23!

E porque o nome Marco 23?

Em primeiro lugar porque digo a mim próprio, marco 23 na agenda, como o Dia JMJ.

Em segundo lugar porque tal como um marco da estrada, marca o quilómetro em que vamos, marca os quilómetros que já percorremos desde o início da estrada, marca os quilómetros que nos faltam até ao fim da estrada, assim também nós queremos que este Marco 23, marque o dia 23 de cada mês, marque o caminho já feito e marque o caminho que há para fazer, com esperança e ânimo.

Em terceiro lugar, mas tão importante quanto os anteriores, Marco 23 faz pensar no Evangelho segundo S. Marcos… Como só tem 16 capítulos, associamos ao capítulo 2, versículo 3. Neste terceiro versículo do segundo capítulo encontramos o início do episódio do paralítico em que 4 amigos o descem pelo telhado de uma casa, por não conseguirem passar pela multidão, por forma a chegarem a Jesus. Após ultrapassarem os obstáculos que os impedia de chegar até Jesus, o paralítico é convidado, pelo próprio Jesus, a levantar-se e a andar… E este é o verbo forte destas jornadas, levantar! Com o Marco 23, queremos que os jovens se levantem!…

Seguindo o testemunho dado pela palavra, vamos também nós superar obstáculos, a cada dia 23! Vamos também nós ser os “amigos” que levam o “paralítico” até Jesus, a cada dia 23! Vamos também nós paralíticos, deixar-nos transportar até Jesus que nos cura e nos diz LEVANTA-TE E VAI!…

 

Fernando D. C. Chapeiro
Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu
CategoryDiocese, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: