OBSERVATÓRIO PASTORAL

A Diocese de Viseu, visando promover a participação juvenil, não só massiva, mas frutuosa, nas Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, em Lisboa, fez uma opção programático-pastoral para o triénio 2020-2023, no sentido de uma melhor compreensão e expressão ritual e testemunhal dos três sacramentos da Iniciação Cristã: o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.

As Jornadas da Juventude constituem uma oportunidade para que as famílias, as crianças, os jovens tomem consciência da sua condição de membros da Igreja, já plenamente iniciados, simplesmente batizados ou em processo de iniciação.

É importante que seja este o horizonte analítico e propositivo na execução do plano: as famílias que pedem o batismo para os seus filhos; os jovens e adultos que querem ser cristãos e o solicitam por si mesmos; os que, sendo batizados, se preparam para a confirmação e os que, sendo já confirmados, ou não, querem ser plenamente iniciados na vida cristã pela Eucaristia. Muitos jovens estão nestes vários graus.

Das mais relevantes intuições da renovação litúrgica, promulgada pelo concílio Vaticano II (1962-65), destaca-se esta perspetiva unitária do processo de iniciação cristã, pelo Batismo, Confirmação e Eucaristia, na esteira da práxis primordial. É paradigmática, neste sentido, a afirmação de um autor cristão, Tertuliano (160-220): “O corpo é lavado para que a alma seja purificada; o corpo é ungido para que a alma seja consagrada…; o. corpo é coberta com a sombra da imposição das mãos, para que a alma seja iluminada pelo Espírito; o corpo é alimentado com o Corpo e o Sangue de Cristo para que a alma seja saciada de Deus”.

Todavia, os efeitos desse intuito conciliar verificam-se mais na sua pretensão que na práxis pastoral. É oportuno restabelecer este vínculo unificador, ao nível sacramental e vivencial e, sobretudo, expressar na vida o que se recebeu pela fé.

Neste espaço, e no âmbito do tema pastoral da diocese para 2020-21: Batizado, alimenta-te na esperança, iremos expondo alguns tópicos de reflexão, propostas de aperfeiçoamento celebrativo e incidência na vida quotidiana, sobre o primeiro sacramento – o Batismo – porta que permite a Cristo habitar a nossa pessoa e, a nós, imergir-nos no seu Mistério (Papa Francisco).

Fica, desde já, uma sugestão e desafio: para quem sabe o dia do seu batismo, obter a cédula de vida cristã, ou outro documento, fotos ou objeto alusivo; para quem não sabe, tentar descobrir a data; a quem puder, visitar a igreja e a pia onde foi batizado em atitude de gratidão: uma oração, a colocação de uma flor, um compromisso. Voltaremos ao assunto.

P. José Henrique Santos – SDPL
CategoryDiocese, Pastoral