Monsenhor Sílvio Duarte Henriques

Aos membros do Cabido da Catedral, Vigararia Geral, e Chancelaria da Diocese, sacerdotes, diáconos, consagrados, consagradas, leigos, à sua família, Centro Sócio-Pastoral da Diocese de Viseu, a todo o Povo de Deus, Autoridades e pessoas de boa vontade.

O Bispo da Diocese de Viseu, António Luciano dos Santos Costa, tem o dever de comunicar a todos, nesta hora de luto e de dor, o falecimento de Monsenhor Sílvio Duarte Henriques, aos 91 anos. O desenlace ocorreu hoje, no Centro Sócio Pastoral Diocesano, ao início da manhã. Partiu para a Casa do Pai com serenidade e em paz, confortado com o sacramento da Unção dos Doentes.

Com sentido de profunda gratidão a Deus pelo dom da sua vida, pelo seu ministério sacerdotal vivido com simplicidade e humildade em diversos cargos que assumiu na Diocese. Serviu os Bispos Diocesanos, o Presbitério e o Povo de Deus nos Seminários Diocesanos, Cabido da Catedral, Cúria Diocesana, Vigararia Geral, e na Chancelaria da Cúria. Foi ainda Capelão do Colégio da Imaculada Conceição, da Comunidade das Irmãs Doroteias, prestando ainda outros serviços.

Viveu os últimos anos da sua vida no Centro Sócio Pastoral, continuando a ser para todos um exemplo e testemunho de fé, de esperança e de caridade, servindo com alegria e zelo a Deus e à Igreja, com disponibilidade interior, com sentido de presbitério e de responsabilidade pastoral. Mostrou sempre muito amor e devoção a Nossa Senhora. Um sacerdote exemplar, culto, com grande vivência espiritual, serviu a todos com muito empenho, dedicação e caridade pastoral.

Dados biográficos de Mons. Sílvio Duarte Henriques:

Nasceu em Carregueiro de Vilar, freguesia e paróquia de Vilar de Besteiros, concelho de Tondela a 26 de março de 1929.

Filho de Armando Henriques e de Alexandrina Ferreira Duarte.

Estudou nos Seminários Diocesanos.

Recebeu a ordenação presbiteral, em São Pedro do Sul, a 30 de setembro de 1951.

De outubro de 1951 a 1953, foi Professor e Prefeito no Seminário de S. José.

A partir de 1953, foi Prefeito do Seminário Maior e depois Professor e Ecónomo.

Durante 42 anos, lecionou Patrologia e História da Igreja em Portugal no Seminário Maior de Viseu.

Em outubro de 1962, iniciou o serviço na Câmara Eclesiástica, sendo depois Secretário da mesma a partir de 10 de abril de 1963, sendo Bispo da Diocese D. José da Cruz Moreira Pinto, e depois Chanceler, nomeado por D. José Pedro da Silva. Foi nomeado Moderador da Cúria por D. António Monteiro.

De 11 de janeiro de 1963 a 03 de janeiro de 2002, foi Presidente do Secretariado das Irmandades.

Desde abril de 1963, foi Capelão do Colégio da Imaculada Conceição de Viseu, da Congregação das Irmãs Doroteias, até ao momento presente. Antes foi ainda Capelão do Lactário-Creche de Viseu.

De 1974 a 1989, foi Professor na Escola Superior de Enfermagem de Viseu.

Foi Presidente da Direção da Fraternidade Sacerdotal durante dois mandatos.  Membro do Secretariado dos Cursilhos de Cristandade durante 25 anos. Foi também Assistente Espiritual das “Equipas de Nossa Senhora”.

Foi nomeado Cónego da Catedral de Viseu a 13 de março de 1973, desempenhando a função de Ecónomo. A 18 de novembro de 1996 é nomeado Deão do Cabido, cargo que exerceu até ser jubilado em 2006.

Desde abril de1992, foi membro da Comissão de Arte Sacra e Espaços Litúrgicos-Pastorais. Em 11 de outubro de 1996, é nomeado seu Presidente, cargo que exerceu até 2008, sendo depois responsável pela secção de Arquitetura Religiosa e Espaços Litúrgicos.

Em 13 de julho de 1992, é nomeado Pró-Vigário Geral da Diocese, cargo no qual é reconduzido a 13 de julho de 1995, por D. António Monteiro, cargo que exerceu até 2006.

A 1 de dezembro de 2001, foi nomeado Monsenhor.

Depois a 28 de outubro de 2002, é nomeado Vigário Geral da Diocese, cargo que deixou de exercer em 2006.

Foi Assistente Diocesano dos Profissionais de Saúde, membro do Conselho Económico Diocesano, membro do Conselho Presbiteral, desde o seu início, em 1994 até 2006.

Desempenhou ainda a função de Membro do Colégio dos Consultores e do Secretariado do Clero.

A partir de 24 de novembro de 1994, foi eleito membro do Conselho Pastoral Diocesano, pertencendo também ao Secretariado Permanente.

A partir de outubro de 1998, é designado Delegado na Comissão dos Bens Culturais da Igreja, em Lisboa e, em outubro de 2000, é designado como Delegado junto da Comissão Nacional do Euro.

A 30 de setembro de 2001, celebrou na sua paróquia de origem, Vilar de Besteiros, as suas Bodas de Ouro Sacerdotais.

Pela morte de D. António Monteiro, em 03 de abril de 2004, em sede vacante, é eleito Administrador da Diocese de Viseu.

Foi reconduzido no cargo de Vigário Geral, por D. António Augusto dos Santos Marto, quando este tomou posse da Diocese de Viseu.

Foi também Chanceler da Cúria Diocesana até 8 de agosto de 2016.

Cumprimento a sua família a quem, em meu nome pessoal e da Diocese, apresento os meus sentidos pêsames. Agradeço ao Senhor Cónego Miguel de Abreu, Diretor do Centro Sócio Pastoral, a todos membros da Direção, à Comunidade das Irmãs Carmelitas Teresianas, à Diretora Técnica, funcionários, funcionárias, sacerdotes residentes e outros utentes, toda a estima que nutriam pelo Monsenhor. Um obrigado sincero aos médicos e equipa de enfermagem e outros profissionais que cuidaram dele. Recordo com gratidão os muitos anos que ele serviu como Capelão das Irmãs Doroteias.

Entrego a sua alma à misericórdia de Deus Pai, para que em Cristo Ressuscitado continue a viver a vida nova no Espírito, no caminho de santidade que testemunhou na terra. As Exéquias decorrerão amanhã, segunda feira dia 8 de fevereiro, às 16 horas no Adro da Igreja paroquial de Vilar de Besteiros, Tondela.

Cumpriremos todas as normas do Governo e as orientações da Direção Geral de Saúde para este tempo de pandemia.

Viseu, 7 de fevereiro de 2021

António Luciano dos Santos Costa,