Entrou o mês de fevereiro e com ele várias propostas de atividades para os jovens de todas as idades, sobre as quais falaremos neste artigo.

Neste mês de fevereiro, também se têm dados passos na construção da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a realizar em Lisboa, no ano de 2023.

Alguns desses passos contam com a colaboração de todos os portugueses, para que a JMJ – Lisboa 2023 marque o início de uma Igreja Portuguesa mais jovem, renovada e próxima, que evangelize, como nos pede o Papa Francisco e dê testemunho desse mesmo evangelho.

Também a nossa Diocese de Viseu está a ser chamada a fazer parte da construção da JMJ – Lisboa 2023, nomeadamente no que se refere aos “Dias na Diocese”. Para isso, ainda neste mês, ocorreram reuniões Arciprestais, para chamar a dizer presente, todos os que queira contribuir para esta vivência Diocesana tão bela e que se quer profícua e duradoura. Está atento ao chamado do teu Arcipreste e/ou Pároco.

Os movimentos da nossa Diocese também serão chamados a dizer presente durante o tempo da Quaresma. Tenho a esperança que juntos construiremos em toda a Diocese de Viseu uma dinâmica JMJ que perdurará para além de 2023.

E já começámos essa construção! Como? Decorreu a segunda catequese de preparação para as jornadas, dinamizada pelo Núcleo dos Convivas Fraternos do Dão, via zoom. Esta catequese é uma de um conjunto de catequeses a que se deu o nome de “Rise Up”. Este mês decorrerá nova sessão.

Uma vez que nos têm feito chegar algumas questões e dificuldades sobre como dinamizar esta e outras atividades em ambiente digital, a Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, vai dinamizar uma sessão de formação prática, sobre como utilizar as plataformas digitais e os recursos que temos atualmente ao nosso dispor, direcionado a todos e em especial aqueles que nada sabendo, querem dizer presente neste novo normal. As inscrições serão abertas ainda durante este mês.

Já este sábado, pelas 21H15m, via Zoom, marcando a data em que os jovens de Viseu estariam em Taizé, decorrerá uma Oração de Taizé, dinamizada pelos EMRC da Diocese de Viseu, com o lema “Manter a Esperança em tempo propício e fora dele…” – Irmão Alois, 2021. Faz-te presente e vem orar connosco.

Fernando D. C. Chapeiro
Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu