A Igreja que ainda peregrina na terra é desafiada pelo amor de Deus a percorrer o caminho da santidade, a fazer nascer a Eucaristia como alimento para o seu povo.

A meta da nossa vida tem de ser a santidade na comunhão com Deus Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo.

No próximo domingo vamos celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade. Terminou o tempo pascal e retomamos o ciclo litúrgico do Tempo Comum. O Deus uno e trino, que no mistério da vida trinitária desafia os cristãos a crescer na comunhão a caminhar na unidade, contemplando o céu sob o olhar misterioso de Deus, o inefável, criador, senhor, redentor e santificador de toda a criatura humana.

“Aprouve a Deus, na sua sabedoria e bondade, revelar-Se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade, segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo Encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina” (DV 2).

Deus que “habita uma luz inacessível” (1Tm 6,16) quis comunicar a sua vida divina aos homens fazendo-nos participantes do seu amor, tornando-nos seus filhos no próprio Filho. Celebrar o mistério da Santíssima Trindade é tomar consciência de que Deus habita em cada um de nós batizados, que no seu Filho Jesus, nos enviou o Paráclito e nos fez templos do Espírito Santo. Façamos um verdadeiro ato de fé para adorar o Senhor que habita no nosso coração e na nossa alma.

No encerramento do mês de maio, agradeçamos a Maria, Mãe da Igreja, a Mulher Eucarística, tantas graças e dons que nos concedeu. Como nos pede o Papa Francisco continuemos a rezar o terço em família para pedir o fim da pandemia.

Iniciemos o mês de junho centrando a nossa vida no Coração de Jesus, que nos chama a ser verdadeiros cristãos, seguindo os ensinamentos do Evangelho. Encontremos no Coração de Jesus o caminho que nos conduz ao Pai, a Vida que nos é dada em abundância e a verdade que nos liberta e faz a todos verdadeiramente irmãos, discípulos missionários.

Gostaria ainda de fazer um apelo aos pais, encarregados de educação, professores e catequistas que incentivem as crianças, os adolescentes e jovens a matricularem-se nas aulas de EMRC.

Ao aproximar-se a Solenidade do Corpo de Deus quero pedir por intercessão do Beato Carlo Acutis uma grande devoção a Jesus Eucaristia, para que esta se torne na nossa vida uma verdadeira auto estrada que nos conduz por um caminho de santidade à glória do Céu.

Estando ainda em confinamento vivamos a Solenidade de Corpo de Deus, tão querida do nosso povo, muito centrada na celebração solene da Eucaristia, um tempo de adoração Eucarística, abrindo as nossas Igrejas e incentivando os cristãos à visita e adoração pessoal do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Vivamos todas estas oportunidades para crescer na fé e promover o verdadeiro culto eucarístico.

Fazer como dizia Carlo Acutis alguns momentos de adoração diante do Sacrário onde Jesus está realmente presente. Avivemos a nossa fé na Eucaristia, Pão repartido para um mundo novo. Que ninguém sinta a falta deste Pão que é o próprio Cristo vivo na Sua Igreja.

† António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese