O Papa Francisco, convida-nos a fazer da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na próxima sexta-feira dia 11 de junho de 2021 a Jornada Mundial de Oração pela santificação dos Sacerdotes.

Somos uma Igreja chamada a rezar pela santificação dos sacerdotes, pastores que Deus no seu amor infinito oferece ao seu povo. Cumpre-se a promessa de Deus através da pregação do profeta: “Dar-vos-ei Pastores segundo o meu coração”. Estas palavras confortam-nos e ajudam-nos a rezar com mais confiança e esperança por aqueles que receberam o sacramento da ordem: Diáconos, Sacerdotes e Bispos.

A vitalidade da Igreja depende sempre da ação do Espírito Santo e da nossa generosidade na oração como resposta de fidelidade à vocação. Os sacerdotes devem ser mestres de oração, de vida interior, numa espiritualidade centrada no amor e no serviço de entrega a Deus e ao próximo. Que as nossas fragilidades e as dos nossos pastores, nos levem a pedir com fé ao Coração de Jesus sacerdotes bons e santos, identificados com Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Que suscitem no coração dos jovens o desejo de acolher no seu coração o dom da vocação sacerdotal. A Igreja precisa de bons e santos sacerdotes com virtudes humanas, morais, espirituais e pastorais capazes de mostrarem ao mundo de hoje a grandeza, a beleza, a pureza, a obediência e o serviço da caridade de Cristo que nos amou e nos deu o exemplo entregando-se por nós.

Seguindo o exemplo de tantos sacerdotes bons e santos da nossa Diocese, quero lembrar o exemplo e o testemunho de São Teotónio e de São João Maria Vianey e pedir de modo especial a sua proteção e o zelo pastoral no modo como viveram o seu ministério sacerdotal.

Este apelo, feito aos sacerdotes e às nossas comunidades é também um dom e uma graça que esperamos alcançar ao pedir a Deus que abençoe os Diáconos Permamentes que no próximo domingo às 15,30 horas serão ordenados na nossa Catedral. Rezemos pelas suas famílias e comunidades, pela Diocese, implorando do Sagrado Coração de Jesus graças abundantes para a Renovação dos Centos do Apostolado da Oração, dos responsáveis e dos membros. Confiantes no amor do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, sejamos a Igreja que nasceu do lado aberto de Cristo para ser instrumento de salvação no meio do mundo.

Devemos pedir todos a Deus que dê força e coragem aos nossos sacerdotes, para que não desanimem perante as dificuldades e desafios pastorais, mas cheios da graça do sacramento da ordem e do amor que receberam de Cristo ao serem ungidos no dia da sua ordenação. Rezemos para que sejam sacerdotes verdadeiramente alegres e felizes.

Esta é a forma mais bela e também mais natural, de estarmos com os nossos sacerdotes, rezando por eles e pelas suas intenções, colaborando na vida da Igreja, promovendo uma verdadeira cultura e pastoral vocacional e do Pré-Seminário nas paróquias, nas famílias, nas escolas, nos movimentos e obras e no acolhimento da pastoral da Juventude como desafio primordial rumo à JMJ 2023 em Lisboa.

† António Luciano,
Bispo de Viseu