Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Observatório Pastoral

 

Muitos de nós nunca ouvimos falar neste termo. Alguns ouviram falar nos compêndios da História da Igreja, como uma iniciativa que remonta à origem das congregações de impulso missionário do século XIX e inícios do séc. XX. Outros têm gravadas nas paredes das suas Igrejas uma cruz que faz memória da realização de uma missão.

Mas o que é isto da missão popular e o que é a missão popular vicentina? Quais os seus objetivos?

“As missões populares são uma forma de pregação extraordinária com carácter sistemático, com o objetivo de converter, instruir e dar fervor a comunidades já evangelizadas. Na prática são uma síntese de exercícios espirituais, de catequeses doutrinais e morais, de práticas de oração e de penitência, dirigidas a toda a população de uma determinada zona” (L. MEZZADRI, “Storia delle missioni popolari”).

Através desta explicação do Padre Mezzadri, vemos que, em primeiro lugar, as missões têm um carácter de anúncio; não de um primeiro anúncio, mas de proporcionar um anúncio sempre novo. Em segundo lugar, é algo extraordinário na vida de uma paróquia, esperando-se que os seus frutos possam ser duradouros.  Em terceiro lugar, têm um caracter sistemático. Não pretende abarcar tudo, mas proporcionar ao povo de Deus daquela zona, de uma forma direta e concreta, as verdades da fé, no fundo o Kerigma. Em quarto lugar, tem um carácter externo, ou seja, a missão não é só para revitalizar a fé daqueles que pertencem a Igreja, apesar de este ser um dos objetivos. Deve ter-se em conta que a missão popular também é para aqueles que estão fora dela. Em quinto e último lugar, a missão popular tem um objetivo catequético, espiritual e moral.

As missões eram iniciativas de evangelização novas nas quais participavam várias ordens e congregações. Ora, o que é que diferencia a Missão Popular Vicentina das restantes missões?

A comunidade fundada por Vicente de Paulo foi expressamente fundada para as missões: “foi a missão, de tal modo que os seus membros ficaram conhecidos como padres da Missão”. A missão vicentina não tem por base uma ideia original e inteiramente inovadora, com métodos muito diferentes de outros institutos. A missão vicentina caracteriza-se por querer chegar ao coração de cada um; para isso: toma o tempo que for necessário, insiste na catequese, no conhecimento das verdades da fé e na confissão geral, e adota uma pregação de estilo familiar e simples. No fim da missão não se erigia uma cruz; procurava-se antes implementar a caridade organizada. É neste ponto que a Missão Popular Vicentina introduz algo de novo na forma de missionar do seu tempo e que ainda hoje continua a ser a sua característica. As missões populares hoje em dia não possuem um carácter estanque. A prova disso são as missões jovens, ou a chamadas missões país, que não são nada mais nada menos que a continuidade destas, noutra linguagem, mas com métodos muito semelhantes.

A missões populares não são a salvação de uma paróquia, nem uma fórmula mágica para revitalizar algo que está morto. Mas podem ser o começo de uma mudança na comunidade e ajudar a acender as brasas que nela possam existir.

 

Pe. João Soares, Padre Vicentino
CategoryDiocese, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: