“A Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” iniciará solenemente nos dias 9-10 de outubro de 2021 em Roma, e a 17 de outubro seguinte, em cada uma das Igrejas particulares” (Documento Preparatório).

Na nossa diocese a abertura solene terá início com uma Assembleia Diocesana para apresentação do Programa Pastoral no dia 17 de outubro de 2021 no Seminário Maior de Viseu com início pelas 15,30 horas. Terminará com a Eucaristia solene, apresentação da Equipa Diocesana e o envio em missão.

Sínodo significa “caminhar Juntos”. Para que o caminho dê bons e saborosos frutos, devemos rezar juntos a oração pelo Sínodo.

Estamos em outubro, mês missionário, de oração e do Rosário.

A oração do Sínodo com a sua dinâmica própria será o mote de partida para invocar o Espírito Santo.

Rezar juntos a pedir a ação vivificante do Espírito Santo, faz nos bem antes de começar a estudar e a refletir sobre o caminho juntos que devemos percorrer. Apresentamos de modo sumário o “Documento Preparatório” com 32 números desenvolve-se em quatro temas:

I. Apelo a caminhar juntos

II. Uma Igreja constitutivamente sinodal

III. À Escuta das Escrituras

IV. A sinodalidade em ação: roteiros para a consulta do Povo de Deus.

A primeira atitude para “caminhar juntos” é invocar o Espírito Santo, daí apresentar a todos a Oração pelo Sínodo.

“Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.

Não permitais que a justiça não seja lesada por nós pecadores, que a ignorância nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em Vós e nunca nos separemos da verdade. Nós Vo-lo pedimos a Vós que, sempre e em toda a parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos, Ámen”.

A oração é a alma da peregrinação cristã na procura de Deus e da experiência de “caminhar juntos” como Igreja. O povo de Deus animado pela fé, esperança e caridade, encontra em Emaús Jesus, o Ressuscitado ao partir do pão.

O trabalho sinodal deve ser feito com a liberdade interior de quem escolhe na responsabilidade como modo melhor de viver a fé cristã em disponibilidade e serviço como Maria de Nazaré numa atitude de acolhimento e de cuidado dos irmãos. A escuta recíproca do Espírito Santo e de todos os batizados leva-nos ao diálogo com todas pessoas de boa vontade.

Juntos começamos a rezar, para invocar o Espírito Santo santificador e renovador, para com ousadia nos perguntarmos que Igreja somos e que comunidades desejamos construir. “Ao abraçarmos este processo Sinodal, a oração convida o Espírito Santo a trabalhar em nós para que possamos ser uma comunidade e um povo de graça”, a redescobrir a riqueza de sermos Igreja “a caminhar juntos” na fé, na esperança e na caridade, unidos iniciarmos a celebração no dia 17 de outubro de 2021 até 2023.

Imploramos de Nossa Senhora do Rosário, de São José, de São Teotónio e da Beata Rita Amada de Jesus o estímulo da fé, a força da oração e o ânimo interior para o empenho pastoral na realização deste Sínodo na Diocese de Viseu.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese