Temos mais uma Semana dos Seminários a chegar. Inicia no domingo dia 31 de outubro e até 7 de novembro, domingo, esta semana que tem como objetivo lembrar-nos a importância dos Seminários na vida de uma Igreja Particular. O tema para este ano está centrado nas palavras de Jesus: “Para estarem com Ele e os enviar a proclamar” (Mc 3,14).

Os nossos seminaristas teólogos, em número de seis, frequentam o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.

O Seminário enquanto instituição de formação eclesiástica privilegiada para os futuros sacerdotes, com a componente académica complementada pela Faculdade de Teologia, é uma escola de amor vital e indispensável na vida de “comunhão, participação e missão” de uma Diocese, da formação permanente de um presbitério e na renovação da vida pastoral das paróquias e de todas as comunidades, mesmo as de vida consagrada.

Toda a vitalidade da Igreja centra-se em Deus, Trindade Santíssima e no seu mistério revelado na plenitude dos tempos em Jesus Cristo, o Bom Pastor, que nos dá a conhecer o amor misericordioso e compassivo do Pai e nos manifesta a graça do Espírito Santo, o Paráclito, que nos protege e enriquece a Igreja com os seus dons e carismas.

As vocações na Igreja são a riqueza deste dom, particularmente ao ministério ordenado, à vida consagrada e ao serviço dos leigos. Por isso a Igreja nos convida “a caminhar juntos” e a rezar todos unidos na família, nas paróquias, nas comunidades, grupos e movimentos para que Deus continue a conceder à Igreja muitos “pastores segundo o Seu Coração”.

Rezemos todos ao longo desta Semana, Bispo, sacerdotes, diáconos, religiosos, consagrados e leigos pelo aumento das vocações sacerdotais na nossa Diocese de Viseu.

† António Luciano,
Bispo de Viseu