No passado fim de semana de 20 e 21 de novembro, houve festa por todo o mundo, por Portugal de norte a sul, passando pelo centro onde se encontra a Diocese de Viseu, que também se associou a ela! Mas que festa é esta? São as Jornadas Mundiais da Juventude celebradas a nível local, a nível diocesano!

Nesta grande festa até o Papa Francisco participou celebrando missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, assinalando também a Solenidade do Cristo Rei.

Nela pediu aos jovens para irem contracorrente, com coragem, na liberdade de Jesus e foi exatamente isso que mais de 160 jovens da Diocese de Viseu fizeram, reunindo-se livremente na Paróquia de Campo de Madalena, cheios de coragem, indo contracorrente daqueles que escolhem continuar no sofá.

Tal como Maria, levantaram-se apressadamente e partiram para vivenciarem um dia cheio de atividades, convívio e espiritualidade.

O tema de fundo que a organização desta jornada juvenil em Viseu estabeleceu foi a escuta. Quiseram ouvir os jovens e a partir deles beberem das suas ideias transformadoras para uma Igreja que se quer mais jovem e próxima. Foram ideias cheias de paixão e vontade de serem protagonistas do hoje que são. D. António Luciano escutou atentamente os jovens, dialogou com eles procurando saber mais dos seus desejos o que foi do agrado de todos.

No final do dia os jovens fizeram um compromisso de continuarem a ser protagonistas deste caminho até às Jornadas Mundiais da Juventude, levando o Marco 23 (atividade mensal todos os dias 23, que dinamiza a Lisboa 2023) para a sua paróquia, bem como levarem o convite a cada amigo, para se juntarem com eles nesta caminhada diocesana até às Jornadas Mundiais da Juventude – Lisboa 2023.

O retorno final foi de enorme satisfação, agradecendo à organização este belo dia, partindo de coração cheio, na esperança de encontros futuros.

Fernando Diniz Chapeiro
Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu