É preciso comunicar a todas as pessoas a alegria e a esperança do Advento. O Emanuel está a chegar! Vinde Senhor Jesus, não tardeis. Como nos ensina João Batista preparemos com empenho missionário a vinda do Messias, o Salvador da humanidade.

Os desafios do tempo de Advento na nossa Diocese estão a ser marcados por muitas experiências celebrativas e de partilha, mas também iluminado pela dinâmica proposta pelo Secretariado da Educação Cristã. Cada Domingo do Advento convida-nos em caminho sinodal a viver a dimensão da alegria e da esperança, através da construção da Estrela de Belém, onde com alegria vão sendo colocadas as imagens de Maria, de José e Jesus, o centro da verdadeira celebração do Natal. Na Estrela são valorizados os seguintes verbos: “vigiar, preparar, partilhar, visitar, acolher, adorar” para aprendermos a colocar a pessoa de Jesus no centro da nossa vida.

Aprendamos a construir o presépio vivo em na nossa vida quotidiana, colocando Jesus bem no centro do nosso coração, para que Ele nasça na gruta da nossa pobre alma, envolvido em sentimentos de bondade, de afetos sinceros, de gratidão criativa, ornado de cuidados de amor e mansidão, aquecido pelas palhinhas das nossa boas obras, revestido pela virtude da nossa piedade, iluminado pela luz de Deus no mistério da contemplação, da oração e da missão. Conduzi-nos em cada dia do Advento da nossa existência humana e fazei-nos chegar com confiança ao mistério do nascimento do Filho Unigénito de Deus. Como Maria vivamos este tempo de Advento a olhar o céu, rezando com os pés bem firmes na terra:

Virgem Maria,

Mulher da escuta da Palavra e do sim,

Senhora da decisão incondicional

da entrega e do Magnificat,

Mulher do tempo novo,

a Senhora da Esperança do Advento,

A Nova Eva, Mulher da esperança

da decisão e da ação,

A discípula fiel e prudente,

a crente Virgem Imaculada,

A Mãe da alegria e da paz,

a Senhora da caridade e do serviço,

Que caminha apressadamente

pelo mundo para servir os outros,

Para anunciar ao mundo de hoje, Jesus a Boa Nova do Evangelho.

São José, pai próximo,

carinhoso e mestre de vida interior,

Conduzi a Igreja de Jesus

pelos caminhos da verdade e do bem.

Maria, minha boa e terna Mãe,

dai-me Jesus vosso Filho,

O fruto Sagrado do vosso seio materno e virginal, Mãe da Igreja.

Ámen!

† António Luciano,