Deus chamou para si o Padre António Baptista Lopes

D. António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu, comunica a toda a Diocese com pesar e sentido de profunda gratidão, a partida inesperada para a Casa do Pai do Reverendíssimo Padre Doutor António Baptista Lopes, sacerdote do nosso presbitério.

O Padre Doutor António Baptista Lopes, nasceu a 20 de agosto de 1938 na paróquia de São Pedro de France onde residia. Quando nada o fazia prever, o Senhor da Vida veio chamá-lo durante a tarde do dia 23 de maio de 2022, quando se encontrava no Centro Sócio Pastoral da Diocese em tratamentos médicos, depois de um curto internamento no Hospital da CUF de Viseu.

O Padre António Baptista Lopes iniciou a sua formação académica no Seminário Menor de São José em Fornos de Algodres, depois transitou para o Seminário Maior de Viseu onde concluiu o curso de teologia.  Foi ordenado sacerdote a 4 de agosto de 1963 pelo Senhor D. José Pedro da Silva, Bispo de Viseu. Atualmente era pároco da paróquia de Povolide, no arciprestado de Viseu Rural, onde era muito estimado por toda a comunidade paroquial.

Iniciou o ministério sacerdotal como Prefeito e Professor de diversas disciplinas no Seminário Menor de São José em Fornos de Algodres, onde se tornou um exímio professor e mestre de muitas gerações de seminaristas e jovens, sendo muito apreciado por todos.

Muitos lhe ficaram gratos pela sua estima como sacerdote, pelo serviço prestado como professor e mestre em tantas áreas do saber e da formação intelectual e espiritual. Serviu o Seminário de São José durante longos anos, acompanhando com fé alegria e esperança várias gerações de seminaristas. Posteriormente foi nomeado pároco de São João de Lourosa no concelho de Viseu. Dispensado do serviço paroquial foi para a cidade do Porto, afim de frequentar a Faculdade de Letras onde concluiu a licenciatura em Arqueologia e fez o Doutoramento com distinção. Reconhecida a sua inteligência de mestre integrou o corpo Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se tornou um professor sábio, de reconhecido talento e apreciado por todos.

Aposentado como professor da Universidade do Porto, regressou à Diocese de Viseu onde se integrou na vida paroquial com um verdadeiro discípulo missionário.  Marcado por um verdadeiro espírito de serviço, de disponibilidade e humildade que tanto o caracterizavam como sacerdote deixa em todos uma marca indelével. Teve o mérito de orientar alguns grupos culturais e colaborar com várias instituições de ensino da Diocese.

Um sacerdote animado pela fé, amigo de Deus, da Igreja, dos seus bispos, dos sacerdotes, de todas as pessoas que muito estimava e tratava com um afeto singular, próximo dos seus paroquianos a quem serviu com um espírito generoso, alegre e feliz. Foi um zeloso pastor, um servidor da vinha do Senhor até ao fim, um cuidador próximo dos utentes, dos funcionários, do pessoal técnico e da Direção do Centro Social Paroquial de Povolide, a menina dos seus olhos. Fez da doença o seu caminho de realização e santificação sacerdotal. Identificado com Cristo sofredor, o Ressuscitado, o bom Pastor, alcançou a bem-aventurança da Páscoa Eterna. Que o Senhor o recompense por tão grande exemplo e testemunho de vida humana e sacerdotal.

Agradeço aos médicos que o acompanharam ao longo da doença, aos enfermeiros, aos familiares, paroquianos, irmãs, funcionárias e técnicos do Centro de Povolide e Sócio Pastoral toda a dedicação e cuidado que tiveram com ele. Apresento os meus sentidos pêsames a todos os familiares, amigos, paroquianos, utentes, funcionários, amigos, Direção do Centro Social Paroquial de Povolide, ao Conselho dos Assuntos Económicos da paróquia e outros movimentos, à junta de Freguesia e a todas as pessoas, que tiveram o privilégio de ter o Padre António Baptista como seu amigo. Que Deus o recompense de todos os trabalhos e lhe dê o eterno descanso. Confiamos à proteção de Nossa Senhora e de São José as nossas humildes orações de sufrágio, pelo seu eterno descanso, pedindo-lhe que na glória do Céu continue a pedir pelo aumento das vocações sacerdotais para a nossa Diocese.

Viseu, 24 de maio de 2022

† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

Será celebrada eucaristia exequial na igreja matriz de Povolide às 10 horas do dia 25 de maio de 2022, indo a sepultar na sua terra natal, S. Pedro de France, em cuja igreja matriz será também será celebrada eucaristia de corpo presente às 11 horas e 30 minutos.

CategoryDiocese