O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos celebra-se no domingo, 24 de julho de 2022, data em que vamos celebrar também o Dia da Igreja Diocesana de Viseu. Todos os batizados somos convidados a viver este dia de festa, de alegria e de convívio a partir da família, a Igreja doméstica.

A Igreja de Viseu com os seus pastores, consagrados(as) e leigos querem viver este dia de comunhão, participação, missão e corresponsabilidade, todos juntos a partir das celebrações nas paróquias, nas comunidades de vida consagrada, nos movimentos e obras, como o único povo de Deus reunido para louvar o Senhor pelas maravilhas realizadas em nosso favor.

Em caminhada para as Jornadas Mundiais da Juventude no próximo ano, saibamos envolver as crianças, dinamizar os adolescentes e jovens para um maior empenhamento na vida da Igreja diocesana. Precisamos de animadores e “evangelizadores com espírito”, capazes de marcar o ritmo da renovação e da esperança sinodal em toda a pastoral da diocese.

Atentos aos desafios e sinais dos tempos, queremos ser uma Igreja viva, dinâmica, missionária, em saída, animada pelos desafios do caminho sinodal iniciado e que não pode parar. O dia da Igreja Diocesana com o seu programa celebrativo interpela-nos e desafia-nos a ser uma Igreja renovada, que procura caminhar na fidelidade ao Senhor e na realização do seu Plano Pastoral que estamos a concluir: “Família! Alimenta-te na Eucaristia”.

Este dia é um ponto de chegada a uma meta onde cheios de júbilo e com o coração em festa celebramos, partilhamos, avaliamos e fazemos o discernimento do caminho percorrido.

Espero que este dia seja vivido e participado por todos.

Valorizemos o dia da Igreja Diocesana celebrando no dia 23 de julho a dedicação da Igreja Mãe da Diocese e participando tanto quanto possível em algum momento deste programa.  Neste dia somos também convidados a celebrar em comunhão com a Igreja universal o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Os avós, no seio da família e na sociedade universal, são um tesouro e um dom humano fecundo de afetos, uma bênção de Deus. O Papa Francisco convida-nos, todos os anos, a valorizar a vocação e a missão dos avós na sua família e na Igreja. Instituiu o dia dos avós como um dia de reflexão para descobrir a grandeza, que todos os anos enriquece com uma mensagem oportuna para estes guardiães da família humana.

No contexto familiar, falar dos avós é sempre um motivo de alegria, de encontro, de sabedoria, de gerações de pessoas cheias de experiências vivas de modo especial para os netos, que encontram nos avós uma fonte de ternura e afetos, de carinho e de amizade, de acolhimento e de confiança mútua.

Os avós são os grandes confidentes, numa cumplicidade positiva com os seus netos, que num círculo das relações familiares se torna um porto seguro no meio das tempestades e dificuldades. Ao olhar para a vocação e missão da família, para a vida dos pais, a preocupação dos filhos, os sonhos dos netos e a dedicação dos avós, garantia da sua educação integral, torna-se algo de gratificante, que marca as várias gerações.

O Papa convida-nos a olhar com ternura para todos os avós e a ir ao encontro daqueles que vivem a solidão, a provação e o abandono.

O mundo dos avós e dos idosos precisa hoje de muita atenção e acolhimento, pois muitas são as suas dificuldades e vulnerabilidades.

Fazendo memória de muitos avós e idosos que serviram e continuam a servir a Igreja, lembra o Papa Bento XVI, dizendo que ele é o exemplo de “um idoso santo, que continua a rezar e a trabalhar pela Igreja”.

Conclui o Papa “a oração dos idosos pode proteger o mundo, ajudando-o talvez de modo mais incisivo do que a fadiga de tantos”.

Com a alegria e a juventude interior de todos os avós e idosos, entreguemo-los ao Senhor e ao cuidado da família e da Igreja para que continuem a realizar com fidelidade a vocação que lhes foi confiada.

Que São Joaquim, Santa Ana, Maria de Nazaré e Jesus abençoem os nossos avós e idosos para chegarem felizes e cheios de gratidão à meta escolhida.

Rezemos pelos avós e pelos idosos para que continuem a ser o leme da grande barca que é a família.

† António Luciano,
Bispo de Viseu