O mês de outubro dedicado à ação missionária da Igreja, tem como momento alto a celebração do Dia Mundial das Missões, no dia 23. Durante a semana realizam-se em muitas comunidades encontros missionários, peditórios de rua, vigílias de oração, intensifica-se a oração pessoal, anima-se a Eucaristia e procuram-se testemunhos missionários convincentes nas celebrações dominicais. O peditório para as missões é sempre muito participado pelos fiéis. Não há outubro sem a oração do Rosário e um grande empenhamento Missionário, que é sempre sinal de uma Igreja viva e comunidades renovadas. A Igreja é por sua natureza missionária e procura ao longo deste mês avivar a fé de todos os batizados, convidando-os a assumir a vocação cristã com espírito missionário, onde quer que cada um se encontre.

A missão está onde vive a pessoa humana e se interroga sobre o sentido da sua vida e o seu projeto de salvação. A Mensagem do Papa para o “Dia Mundial das Missões” interpela-nos a viver a missão com alegria, escuta, acolhimento, diálogo, disponibilidade em verdadeiro caminho sinodal.

Ser testemunha de Cristo eis o desafio da missão universal da Igreja, que procura por palavras, gestos tornar presente o Reino de Cristo até aos confins da terra. A obra missionária tem sempre como protagonista o Espírito Santo, que anima e renova a Igreja para que esta produza frutos novos e abundantes de amor no coração dos fiéis. A missão cresce com o anúncio da Palavra de Jesus, com a fidelidade à mesma, com a perseverança na oração e com a ação dinâmica de gestos de proximidade e serviço a todos. Realizou-se em Lisboa o Congresso Missionário, como desafio Fraternidade sem Fronteiras. A missão da evangelização, da solidariedade, da fraternidade e do diálogo inter-religioso são o verdadeiro elo da missão.

Reuniram-se também em Fátima jovens de Portugal e da Europa para participar num encontro com representantes dos COD e do COL, com delegações das Conferências Episcopais da Europa para refletir e programar em conjunto a caminhada para as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023.

Também estes dias em Fátima decorre a Semana Social, que se debruça sobre a Pandemia, a Guerra e os Pobres com todas as consequências na sociedade.

Em Viseu realiza-se no próximo sábado às 15h a Caminhada pela Vida, momento de festa e de testemunho pelo valor e dignidade da vida humana, que devemos promover, respeitar desde o momento da concepção até à morte natural.

O Domingo das Missões deve ser vivido por todos nós em clima de festa, oração e partilha.

Imploremos a proteção da Rainha das Missões para toda a Igreja, todos os missionários, missionárias, jovens e leigos que se encontram a trabalhar ao serviço da missão na vinha do Senhor.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese