O Seminário é uma instituição da Igreja Católica, que tem por missão formar os candidatos ao sacerdócio. O Seminário é um lugar de esperança para uma diocese, pois da sua vitalidade constrói-se o presente e o futuro da Igreja local. Para falar dos espaços que antecipam a realidade Seminário como instituição, comunidade de vida fraterna, casa de formação humana, espiritual, moral e intelectual, coração da Diocese, precisamos de falar primeiro dos espaços onde os jovens se questionam sobre um projeto de vida ou a busca de sentido e realização vocacional.

Tem sentido falar hoje de vocação ao sacerdócio? De Ministério ordenado? Dizer que “os padres são necessários”? O mundo em que vivemos exige dos padres serem verdadeira imagem de Cristo, Bom Pastor. Estamos todos de acordo. A Igreja precisa de vocações sacerdotais, a germinar no seio de famílias boas e cristãs.

Os responsáveis da Pastoral das Vocações e do Pré-Seminário têm hoje um trabalho muito importante no acolhimento, no diálogo e na formação dos candidatos ao sacerdócio. Neste campo é importante o trabalho das paróquias, da família, dos catequistas, dos animadores, dos professores de EMRC e outros, dos sacerdotes que tem a missão de acompanhar os adolescentes e os jovens na descoberta vocacional. Convidar, acolher, acompanhar, ajudar, formar, viver, partilhar e discernir, eis um trabalho cada vez mais necessário, urgente e exigente para um animador vocacional.

A Semana de Oração pelos Seminários que vamos celebrar de 30 de outubro e 6 de novembro de 2022 com o tema: “Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo” (cf. 2 Tim 1,8) é uma oportunidade para os cristãos refletirem sobre a importância do Seminário na vida da Igreja. A Diocese de Viseu quer viver a Semana de Oração pelos Seminários como um tempo privilegiado de graça e um sinal de esperança no horizonte vocacional.

As dioceses de Viseu, Guarda, Lamego e Bragança-Miranda tem os seus seminaristas a viver na comunidade do Seminário Interdiocesano de São José em Braga, onde estão seis seminaristas de Viseu, que frequentam a Faculdade de Teologia da UCP em Braga.

A diminuição das vocações sacerdotais nas dioceses do interior do país, acentuou-se com a diminuição da natalidade, o número decrescente de adolescentes e jovens na catequese e escola, a descristianização das famílias e outros fatores sociais, que desmotivam o caminho para o sacerdócio. Os Seminários, que em tempos idos eram referências nas Dioceses com casas cheias de seminaristas, hoje ao contrário vazios mostram a pouca vitalidade cristã das famílias, das paróquias e dos movimentos eclesiais.

A crise generalizada da descida do número de ordenações sacerdotais, ou mesmo a ausência como acontece na nossa Diocese, é algo que deve interrogar e preocupar os fiéis, pastores e leigos. Mesmo nas Dioceses com abundância de mais clero começa a sentir-se uma crise de vocações ao sacerdócio, nunca antes vista. Devemos todos interrogar-nos, e refletir sobre a realidade deste fenómeno.

A Igreja em Portugal tem diante de si um desafio pastoral grande, a mobilização dos jovens para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa em 2023. Será um tempo de graça, de bênção, de transformação e reflorescimento vocacional.

Acredito que se fizermos um trabalho de seriedade e compromisso com os jovens, seremos capazes de renovar a pastoral juvenil, vocacional, familiar e a própria Igreja. Convido a Diocese de Viseu a criar um ambiente acolhedor da vocação sacerdotal, a olhar com carinho para o Seminário, seminaristas, formadores e para todos aqueles que têm a responsabilidade de trabalhar com os jovens.

Muitas vezes perguntamos, como posso eu ajudar o Seminário da Diocese? A resposta é muito simples: rezar pela perseverança dos seminaristas e pelo aumento das vocações sacerdotais e pela santificação dos formadores. Devemos pregar e falar mais sobre o sacerdócio ministerial, as vocações e os Seminários. Devemos pedir ao Senhor da Messe, que envie operários para a sua Messe. Não podemos ficar tranquilos e indiferentes, tomemos a sério o compromisso de rezar e trabalhar mais pelo aumento das vocações sacerdotais na Diocese. Outra forma de ajudar o Seminário é contribuir com o ofertório no domingo de encerramento da Semana dos Seminários. Podemos ainda contribuir através de uma bolsa de estudo para a formação de um novo sacerdote.

Que todos sintamos o problema das vocações sacerdotais na Igreja como nosso e das nossas famílias. São João Paulo II dizia: “Os padres são necessários porque Cristo é necessário”. Escutemos este apelo, rezemos para que os jovens escutem o apelo de Jesus que continua a chamar: “Tu, vem e segue- -Me”.

Deixo um apelo às crianças, aos adolescentes em catequese e aos jovens em caminhada de preparação para a celebração do Sacramento do Crisma: se Deus te chamar para uma vocação de consagração, não digas não, mas responde: “Aqui estou, Senhor”. Como Maria de Nazaré “levanta-te apressadamente e põe-te a caminho”. Faz um verdadeiro discernimento vocacional e responde sim a Jesus, à semelhança de Maria. Guarda no teu coração as palavras de São João Bosco: “A maior graça, que Deus pode conceder a uma família, é dar-lhe um filho sacerdote”.

† António Luciano,
Bispo de Viseu