Estamos a viver a oitava de Natal na certeza de que Jesus nasceu em Belém para nos oferecer a vida em abundância.

É um tempo cheio de vida e alegria interior, que nos leva à contemplação de Jesus no presépio de Belém, onde a presença de Maria e José, em atitude de silêncio e oração adoram o Filho de Deus, que assumiu a natureza humana. “O Verbo fez-se carne e habitou entre nós”.

Deus quer morar no meio dos homens, por isso fez-se próximo e nosso irmão.

Tudo adquire um sentido novo na contemplação do mistério do Verbo Encarnado, que se revelou em Jesus de Nazaré a toda a humanidade.

Neste tempo natalício marcado pelo encontro e convívio das famílias, pela alegria das crianças em receber as suas prendas, o Natal de Jesus, cumpre mais uma vez em cada um de nós a sua missão. Deus revelou ao mundo a sua vida escondida, numa criança que nasceu para salvar a humanidade.

Neste ambiente de Natal celebramos no dia 30 de dezembro a Festa da Sagrada Família, sendo convidados a viver este dia com alegria e esperança. A rezar pela santificação das famílias, pela harmonia e diálogo entre ao pais, os filhos e os avós. Procuremos dar atenção aos casais novos e a todos aqueles que necessitam de ajuda e conforto.

Olhemos para o mundo da família nas suas mais diversas situações e experiências, ajudando-as a ultrapassar as suas dificuldades de cada dia com otimismo e esperança. É muito importante cuidar das famílias e acompanhá-las nos seus projetos. A família é a realidade antropológica com a sua dimensão biológica, psicológica, espiritual, moral e social que dá ser à pessoa humana. É o berço onde se nasce, se dão os primeiros passos e se aprendem as primeiras palavras. Na contemplação do mistério da Sagrada Família de Nazaré, Jesus Maria e José convidam-nos a viver o projeto de Deus a nosso respeito como mensageiros da esperança encarnados no seio de uma família concreta, querida e amada por Deus. A sabedoria de Ben-Sirá propõe que vejamos o cuidado que os pais merecem da parte dos filhos e que se traduz em honrar os pais, ampará-los na velhice, ser indulgente com eles, não lhes causar desgostos, nem os desprezar (cf. Ecl 3,3-17). Jesus cheio de sabedoria e de graça praticou estas virtudes em relação a José e a Maria a quem amou profundamente. Rezemos pelas intenções das famílias e convidemos as nossas famílias a rezar sempre. Peço à Beata Rita Amada de Jesus uma proteção especial para as famílias da nossa Diocese de Viseu.

Família, que reza unida, permanece unida. É preciso cuidar das famílias através de uma Pastoral Familiar cada vez mais presente e operativa nas nossas paróquias. Peço a Jesus, Maria e José a graça da santificação das nossas famílias. Ao terminar o Ano de 2022 saibamos colocar no coração de Deus todos os acontecimentos, eventos e celebrações que vivemos animados pela fé e pelo desejo de sermos cada vez mais, mensageiros da esperança.

Façamos a experiência espiritual de um verdadeiro discernimento cristão para agradecermos a Deus todo o bem que fizemos e pedir perdão por todo o mal cometido ao longo deste ano.

Com o cântico do “Te Deum laudamus”, rezem em coro os cristãos: “Nós vos louvamos, ó Deus, nós Vos bendizemos, Senhor. Toda a terra Vos adora, Pai eterno e omnipotente”.

Ao terminar o Ano de 2022 pedimos-Te: “Desça sobre nós a vossa misericórdia, porque em Vós esperamos”.

Ao amanhecer o novo Ano 2023 entregamo-nos com Jesus aos cuidados de Maria, a Santa Mãe de Deus, para que na aurora do novo ano nos conduza a Jesus, o Sol da Justiça e o Príncipe da Paz.

Desejo a todos os cristãos e pessoas de boa vontade um fim do Ano com saúde e esperança. Alegria de um Novo Ano de 2023 em comunhão com os Jovens, com a proteção de Maria Caminham para as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa.

† António Luciano,
Bispo de Viseu