Precisamos de descobrir a beleza, a força e a inspiração da Palavra de Deus na vida da Igreja, que “na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos” (DV 2). A Igreja universal celebra festivamente no próximo dia 22 de janeiro de 2023, o Domingo da Palavra de Deus com o seguinte lema: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1 Jo 1,3).

Animados por esta graça que recebemos e contemplamos, façamos da celebração do Domingo da Palavra de Deus, o III Domingo do Tempo Comum, instituído pelo Papa Francisco com o Motu Próprio “Aperuit Illis”, uma jornada de celebração, de festa, de reflexão, de estudo e de divulgação da Palavra de Deus. O Documento foi publicado na Memória Litúrgica de São Jerónimo, conhecido como um estudioso e tradutor da Bíblia em latim, que nos lembrava: “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.

O Evangelista São Lucas no episódio dos discípulos de Emaús apresenta-nos Jesus ressuscitado a dialogar com os dois homens que regressavam de Jerusalém desanimados com os acontecimentos que ali tinham acontecido. Jesus põem se a caminhar com eles e durante a viagem abre-lhes a mente, ilumina-lhes o coração de modo a compreenderem as Escrituras: Diziam, então, um ao outro: ”Não nos ardia o nosso coração, quando Ele no caminho nos falava, quando nos explicava as Escrituras” (Lc 24,32). É preciso com urgência redescobrir hoje, o lugar da Palavra de Deus na vida da Igreja e dos fiéis. Fazer caminho a partir do Concílio Vaticano II, que “deu um grande impulso à redescoberta da Palavra de Deus com a publicação da Constituição

“Dei Verbum”.

O Papa Bento XVI convocou o Sínodo de 2008 sobre o tema: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja” e escreveu a Exortação Apostólica Verbum Domini, que “constitui um ensinamento imprescindível para as nossas comunidades” e para a sua renovação.

É urgente, que as paróquias e todas as comunidades de vida cristã se transformem em escolas de fé onde se escuta, acolhe, vive, estuda e testemunha a Palavra de Deus. A Palavra de Deus, “viva e eficaz”, mais “doce que o mel” convoca, reúne, gera, impulsiona vida nova rumo a um testemunho sinodal de comunhão, de participação e de missão na unidade.

O Domingo da Palavra de Deus ao ser celebrado no contexto da “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, cujo tema proposto afirma: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, convida os cristãos a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade de todos os cristãos. Por isso, a celebração do Domingo da Palavra, “expressa um valor ecuménico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”.

Vivamos com fé, alegria e testemunho pascal a Eucaristia do III Domingo do Tempo Comum, uma festa bem animada e vivida com cânticos adequados, onde tenha lugar a entronização solene do livro das Sagradas Escrituras.

Valorizemos a celebração com algum rito próprio, a receção do ministério do Leitorado, a Festa da Palavra da catequese, a realização de algum curso para agentes de pastoral, um retiro espiritual, uma jornada bíblica ou outro evento eclesial. É importante fazer o “esforço possível no sentido de preparar alguns fiéis para serem verdadeiros anunciadores da Palavra de Deus com uma preparação adequada”, convidando-os assim a valorizar a Palavra de Deus na sua vida. Todos os fiéis na Igreja são chamados a acolher e escutar a Palavra de Deus com fé à semelhança de Maria, para sermos “evangelizadores com espírito” (AE 259).

De modo especial “os párocos poderão encontrar formas de entregar a Bíblia, ou um dos seus livros a toda a assembleia, de modo a fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração com a Sagrada Escritura, com particular importância à Lectio divina”.

Sejamos cristãos estudiosos e assíduos da Palavra de Deus, pedindo ao Espírito Santo, que nos ilumine e inspire, para que imitando Maria de Nazaré, escutemos a Palavra com alegria, guardando-a no nosso coração. Sejamos semeadores da Palavra de Deus, para que todos os cristãos tenham um coração nobre e generoso. Aprendamos a ser cada vez mais uma Igreja evangelizada e evangelizadora.

Celebremos o Domingo da Palavra de Deus, pedindo a Jesus a graça e a força, que transforma e converte o coração. A Palavra de Deus e a Eucaristia são o alimento, que nos ajuda a crescer e “a fazer a vontade do Pai”.

Imploremos os dons do Espírito Santo e por intercessão de Maria, a Virgem fiel, a Senhora da Palavra, escutemos com docilidade a Palavra de Deus.

† António Luciano,
Bispo de Viseu