António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu, em seu nome pessoal, do presbitério, de todos os consagrados e leigos, que servem a Diocese de Viseu, apresenta ao Padre Provincial, ao seu Conselho, ao Superior do Seminário das Missões de Viseu, a toda a comunidade e à sua família os sentidos pêsames pela morte do Padre António Marques Martins.

Na hora em que menos pensávamos, aos 81 anos de idade, Deus chamou para si este sacerdote, membro da Congregação dos Missionários do Coração de Jesus (Combonianos), fundada por São Daniel Combonni.

Natural de Canas de Santa Maria, concelho de Tondela, nasceu a 16 de maio de 1941. Foi ordenado sacerdote na capela do Seminário das Missões, em Viseu, no dia 13 de julho de 1968, por D. José Pedro da Silva, Bispo desta Diocese.

Deus chamou este sacerdote a participar no banquete do Reino no dia 4 de fevereiro de 2023, celebração litúrgica de São João de Brito, patrono da Província Portuguesa dos Missionários Combonianos.

Depois de uma vida longa como missionário em terras do Perú, do Brasil e nas comunidades de Famalicão, Maia e Viseu em Portugal, deixou-nos na contemplação da vinha do Senhor.

Confiamos a alma deste generoso sacerdote à misericórdia de Deus, continuando, pela oração e boas obras, a sufragar a sua alma. Que descanse em paz e receba a recompensa pelos seus muitos trabalhos apostólicos.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

Dia 7 de fevereiro, pelas 11 horas, será celebrada Missa de sufrágio na Capela do Seminário das Missões, em Viseu, comunidade onde vivia.

Às 15h30, será a celebração da Eucaristia Exequial, presidida pelo Bispo de Viseu, na Igreja Paroquial de Canas de Santa Maria, seguindo-se o funeral para o cemitério local.