É preciso ouvir os jovens!

A Igreja renova-se e tem futuro com o dinamismo, a esperança o sonho, a alegria e a experiência dos jovens. Uma Igreja sem jovens não tem futuro e torna-se pobre.

Precisamos de ouvir os jovens e tirar-lhes as suas dúvidas existenciais sobre a vida quotidiana e a fé.

Os jovens têm o desejo de conhecer mais a Igreja, e de se envolver mais no seu dinamismo pastoral e nas suas estruturas. Não nos desviemos do caminho dos jovens, façamos com eles a peregrinação JMJ.

É preciso abrir-lhes as portas da Igreja e acolhê-los, para serem protagonistas da esperança, da renovação em curso, do caminho sinodal juntos nas diversas estruturas e serviços eclesiais.

O recente livro de Alexandre Freire Duarte, docente da UCP com o título: “Jovens estão cansados de promessas de amor, precisam de alguém que os acompanhe”, oferece propostas desafiantes para uma Pastoral Juvenil que se espera inovadora e renovada.

Referindo-se aos jovens, que deixam as suas comunidades cristãs e ingressam no mundo do ensino superior, afirma que muitos deles experimentam imensas dificuldades com a mudança do seu ambiente familiar e territorial para ingressar na universidade. “Os jovens estão cansados de promessas de amor, precisam de alguém que os acompanhe, nomeadamente, porque sei de quanto traumático pode ser o processo de entrada na universidade, muitas vezes por falta de tempo abandonam os grupos eclesiais a que pertenceram e são confrontados com visões do mundo contrárias e, por vezes, contraditórias com as que foram assumindo quando cristãos e não têm com quem desabafar e questionar” (Alexandre Freire Duarte).

O autor do livro desafia a Igreja e os responsáveis da pastoral juvenil e do ensino superior a afirmar que a proximidade, a escuta e o diálogo com estes jovens é importante e, deixa a sugestão da “criação de uma linha telefónica SOS”, para ser um espaço aberto onde estes jovens do ensino superior possam falar, partilhar, perguntar e ter alguém que os escute.

Os jovens do ensino superior estão muito tempo longe das suas famílias e das suas terras, por isso acabam por perder a relação que os liga à família, à paróquia, às suas comunidades, à sua terra, aos seus amigos e às suas raízes.

Num contexto como este é muito importante uma presença atenta da Igreja através de uma pastoral juvenil e do ensino superior organizada para responder às dificuldades e necessidades sentidas pelos jovens. Com um olhar atento perante a indiferença instalada na nossa sociedade, desafiar os jovens a viver a fé e a integrar-se num grupo de reflexão ou de voluntariado é urgente e importante nesta fase da vida académica.

Como Igreja, ao celebrarmos a solenidade de Pentecostes peço aos jovens e de modo especial aos que integram o CNE e celebram o Centenário da fundação deste movimento em Portugal, a viver o compromisso “sempre alerta”, empenhados no acolhimento dos dons do Espírito Santo, que os anima e renova as suas vidas.

A todos os escuteiros, que fazem parte da Junta Regional de Viseu com os seus chefes e assistentes espirituais vivam a sua missão com alegria entusiasmo na sua relação com Deus, consigo próprios, com os outros e no respeito e cuidado da natureza.

O CNE em Portugal está em festa! Parabéns pela celebração do seu Centenário. Desejo-vos as maiores felicidades e bênçãos de Deus para que continueis nos diversos agrupamentos e patrulhas a promover a defesa da natureza e a transmissão dos verdadeiros valores humanos, morais, cívicos e espirituais.

A nossa Diocese chama-nos! Participemos todos na celebração do Dia da Diocese de Viseu, momento alto de uma caminhada juntos em “comunhão, participação e missão”. Como Igreja viva participemos no programa diocesano na tarde do próximo Domingo 28 de maio, dia de Pentecostes, a partir das 15 horas no Largo da Sé de Viseu. Somos uma Igreja em missão, peregrinos da esperança e da paz que Jesus nos oferece.

Façamos festa e sejamos construtores da Igreja diocesana em renovação e caminho sinodal animados pelo Espírito Santo, que renova todas as coisas.

No próximo dia 31 de maio celebremos uma Jornada de Oração Mariana em cada comunidade pelos bons frutos da Assembleia do Sínodo dos Bispos.

Confio a realização destes eventos e os que neles participarem à proteção de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, de São José, de São Teotónio, de São Nuno Álvares Pereira e da Beata Rita Amada de Jesus.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese