Para a maior glória de Deus, renovação da Igreja e bem espiritual do Povo de Deus são feitas as seguintes nomeações para a provisão de serviços diocesanos, de paróquias, novo arcipreste e obras apostólicas promotoras da espiritualidade eucarística. Agradeço a todos a sua disponibilidade para servir a Igreja. Desejo aos que agora são nomeados zelo apostólico e responsabilidade pastoral para desempenharem bem as suas funções. Confio a sua missão na Igreja à proteção de Nossa Senhora, de São José e de São Teotónio. Peço a oração e a colaboração de todos, para de modo estável conseguirmos dar os passos certos para a renovação da nossa Diocese, verdadeiramente empenhada no compromisso sinodal e missionário, a caminhar para o Jubileu de 2025.

1. Tribunal Diocesano de Viseu constituído pelos seguintes membros:

Vigário Judicial – Padre João Martins Marques.

Vigário Judicial Adjunto – Padre Alcides Fernando Tavares Vilarinho.

Juízes – Padre João Martins Marques;

Padre Alcides Fernando Tavares Vilarinho;

Dr. Custódio de Matos da Costa;

Padre Sérgio Miguel Tavares de Pinho.

Promotor da Justiça – Padre António Sobral.

Defensor do Vínculo – Padre António Sobral.

Notário – Padre César Martinho Duarte Catarino.

Advogados – Dr. Nuno Filipe Sousa Santos.

Perita – Doutora Marta Sofia Batista Capelo.

A presente nomeação, se não houver nada em contrário, tem um mandato de 5 (cinco) anos.

Todos mantêm os serviços anteriores.

1. Arcipreste da Beira Alta, o Padre Manuel José de Matos Clemente, por um espaço de cinco anos, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre Nuno Miguel Henriques Azevedo, a quem agradecemos o trabalho realizado.
  2. O Padre Eurico José Pereira de Sousa, delegado ao Congresso Eucarístico Nacional e Internacional, acumulando com os serviços anteriores.
  3. O Padre António Manuel Sobral, Pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo de Mamouros, do Arciprestado de Viseu Rural, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre Joaquim Carvalho Alves, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.
  4. O Padre Jorge Luís Gomes, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Silgueiros, Arciprestado de Viseu Rural, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre Raimundo Ferreira Araújo, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.
  5. O Padre João Dele, Pároco de São Miguel Arcanjo de Lageosa do Dão, Arciprestado de Besteiros, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre Raimundo Ferreira Araújo, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.
  6. O Padre António Pereira Felisberto, pároco da Paróquia de São Pedro de Varzielas, Arciprestado de Besteiros, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre António Ferreira Duarte, dispensado da paróquia por motivos de falta de saúde, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.
  7. O Padre João Luís Leão Zuzarte, pároco da Paróquia de Santa Maria de Guardão, Arciprestado de Besteiros, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre António Ferreira Duarte, dispensado da paróquia por motivos de falta de saúde, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.
  8. O Padre Georgetown Leite Granjeiro, Administrador da Paróquia de Santa Luzia da Freixiosa, Arciprestado da Beira Alta, acumulando com os serviços anteriores. Substitui o Padre António José Clementino e o Pe. João Martins Marques a quem agradecemos todo o trabalho realizado.
  9. O Padre Miguel Ângelo Cardoso Correia de Lemos, CMF, por indicação do Superior Provincial é nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Maria de Tondela, Arciprestado de Besteiros. Agradeço à comunidade dos Missionários Claretianos de Tondela toda a colaboração pastoral realizada.

Aos sacerdotes falecidos da comunidade Padre Florentino Mendes Pereira e Padre António Lopes da Silva, que Deus os recompense pelo trabalho realizado e lhes dê o eterno descanso.

Que saibamos acolher estas nomeações em espírito de fé, esperança e caridade, virtudes teologais importantes para o crescimento no amor a Deus, à igreja e aos pastores, que nos são dados em nome de Cristo, o Bom Pastor.

Martírio de São João Batista, Viseu, 29 de agosto 2023.

† António Luciano dos Santos Costa,
Bispo de Viseu