O Espírito Santo é o protagonista da Missão e a alma da Igreja. Sim o Espírito Santo, o Senhor que dá a Vida, o Paráclito, renova todas as coisas, renova a Igreja. “O protagonista do Sínodo é o Espírito Santo” (IL, 17). Abramos o nosso coração como fiéis a Jesus Cristo e deixemo-nos como pastores, consagrados e leigos tocar pelo dinamismo e pedagogia do Sínodo. Que nenhum cristão e nenhuma comunidade e movimento e organismo na Igreja fique de fora deste processo. O processo sinodal oferece uma oportunidade de encontro na fé que faz crescer o vínculo com o Senhor, a fraternidade entre as pessoas e o amor pela Igreja” (IL, 17).

Durante este tempo em que decorre em Roma a Assembleia do Sínodo dos Bispos, que todos os cristãos devem acompanhar com interesse, queremos intensificar a nossa oração ao Espírito Santo, pedindo-lhe que oriente o trabalho do Sínodo de modo a produzir muitos frutos para uma renovação mais missionária das nossas comunidades e de toda a pastoral. Que o Espírito Santo seja o verdadeiro “protagonista do Sínodo” e opere na Igreja Universal o desejo dos fiéis fazerem o “caminho juntos” no dinamismo da conversão e da renovação e do testemunho jubiloso de fazer crescer “a comunhão, a participação e a missão”. Rezemos todos juntos e sempre pelos bons frutos do Sínodo.

Com a oração ao Espírito Santo a nossa fé é iluminada, o diálogo prepara-nos para a escuta de Deus e do próximo, o discernimento leva-nos a fazer a melhor escolha à luz da Palavra de Deus e da leitura dos sinais dos tempos. Aprendamos a responder com amor todos juntos à missão da Igreja, tornando-nos como o Papa Francisco nos pede “discípulos missionários”, cristãos “em saída” a anunciar e a testemunhar ao nosso mundo a esperança do Evangelho. É o desafio a todos que nos deixa a pergunta, a “caminhar juntos” que permite à Igreja anunciar o Evangelho, em conformidade com a missão que lhe foi confiada; e que passos o Espírito Santo nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal” (IL, 1).

O Dia Mundial das Missões, que vamos celebrar com alegria e em ambiente festivo no próximo Domingo nas nossas paróquias e comunidades cristãs tem por tema: “Corações ardentes, pés ao caminho” (cf. Lc 24,13-35). O tema apresentado pelo Papa Francisco e refletido na sua Mensagem parte da experiência dos discípulos de Emaús e do seu encontro com Cristo, o crucificado ressuscitado.

A Mensagem convida-nos a ser missionários na Igreja em todos os lugares e todos junto: na família, na paróquia, na escola, na fábrica, no hospital, no lar de idosos, na creche, no lugar de lazer e desporto, nos divertimentos em todos os lugares onde Jesus nos quer enviar.

Sejamos todos missionários com fé, alegria, zelo, disponibilidade, caridade e serviço a todos. Com São Paulo façamos em cada dia a pergunta: “Ai de mim se não evangelizar?” É urgente jovens e adultos levarmos juntos e com esperança a Boa Nova de Jesus até aos “confins da terra”.

Ser missionário é a nossa vocação cristã vivida com dinamismo de discípulo servidor de todos os irmãos mais necessitados. “A nossa identidade e vocação é nos tornarmos uma Igreja cada vez mais sinodal: caminhar juntos, ou seja tornar-se sinodal é o caminho para nos tornarmos verdadeiramente discípulos e amigos daquele Mestre e Senhor que disse de si mesmo: “Eu sou o caminho” (Jo 14,6).

O espírito missionário leva-nos na teologia do Concílio Vaticano II a ter a visão do “ponto de referência partilhado, a partir da catolicidade do Povo de Deus, em virtude da qual “cada uma das partes traz às outras e a toda a Igreja os seus dons particulares, de maneira que o todo e cada uma das partes aumentem pela comunicação mútua entre todos e pela aspiração comum à plenitude na unidade…” (IL, 12).

Esta semana decorre em Fátima o 35º Encontro de Pastoral Social com o tema: “Envelhecer”, os desafios pastorais. Um tema atual, importante e que deve ser trabalhado, estudado e refletido na Pastoral de conjunto. É preciso dar mais lugar na Igreja à Pastoral dos Idosos e da Saúde.

Convido todos os cristãos e pessoas de boa vontade a viver com alegria o Dia Missionário, quer através da oração, da visita aos idosos e doentes e da partilha dos nossos bens para ajudar a Obra Missionária da Igreja em todo o mundo.

Que a Senhora do Rosário, Maria, Mãe de Jesus a padroeira das Missões abençoe a Igreja, o Sínodo e conceda às nossas comunidades muitas vocações missionárias.

† António Luciano,
Bispo de Viseu