O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração da eucaristia na Igreja da Misericórdia, durante a manhã de hoje, 19 de novembro, no âmbito do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. Esta efeméride acontece no 7.º Dia Mundial dos Pobres.

Durante a celebração, D. António Luciano afirmou, a propósito deste dia, que “devemos ter a consciência cristã de ajudar todas as pessoas de boa vontade e dar passos para erradicar a fome e a pobreza no mundo, através da solidariedade, da partilha, do acolhimento e da fraternidade social”.

Apelou também para “que não afastemos, de modo nenhum, o nosso olhar para com os pobres que, infelizmente, aumentam na sociedade”.

O Bispo da Diocese de Viseu citou, ainda, a mensagem do Papa Francisco para este dia. “Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar e nunca se afastará de ti o olhar de Deus”, reforçando a necessidade de “nos empenharmos todos, cristãos e pessoas de boa vontade, todos os dias, no acolhimento dos pobres, mas não basta a solidariedade simples, pois a pobreza permeia as nossas cidades, vilas e aldeias como um rio que engrossa sempre mais até extravasar para as margens do descarte”.

António Luciano destacou, ainda, o papel fundamental da Santa Casa da Misericórdia de Viseu no auxílio aos mais necessitados, desde as crianças aos mais idosos, felicitando o Provedor e os membros da mesa da Santa Casa neste aniversário, pelo trabalho desenvolvido junto da população desejando-lhes as maiores felicidades para o cumprimento de bem servir em todas as suas valências.

Na celebração da eucaristia, que foi acompanhada pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia, estiveram presentes o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, Adelino Costa, com os restantes irmãos da instituição, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, entre outros convidados.

Gabinete de Informação da Diocese de Viseu