O Bispo de Viseu, D. António Luciano, apelou à finalização do processo de canonização da Madre Rita Amada de Jesus, fundadora do Instituto de Jesus, Maria e José. O apelo foi feito durante a celebração da eucaristia em ação de graças pelos 111 anos da morte da sua fundadora, que decorreu no sábado, dia 6 de janeiro.

“Hoje veneramos esta Beata da Igreja de Viseu, rezando, cantando, louvando e bendizendo a Deus com a consciência de que devemos pedir, sem cessar, a Deus por sua intercessão o dom de um milagre para, deste modo, ser concluído o processo de canonização e a sua vida de santidade e heroicidade bem como as suas virtudes serem propostas como dom de santidade à Igreja universal”, apelou durante a homilia.

No decorrer da mesma, lembrou “o fim da peregrinação na terra, o dia da morte, ‘dies natalis’ da Madre Rita Amada de Jesus, que ocorreu a 6 de janeiro de 1913 na sua terra natal, na paróquia de Ribafeita, no lugar de Casal Mendinho, onde nasceu a 5 de março de 1848”.

Recorde-se que Rita Amada de Jesus foi proclamada como nova Beata pela Igreja, no dia 28 de maio de 2006, no Adro da Sé de Viseu. A celebração solene do Rito da Beatificação e da Eucaristia foi presidida pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação da Causa dos Santos. “Terminou assim uma etapa importante do processo, dando início a um novo percurso da vida da Beata, que tem que ser feito a nível interno, manifestado na santidade dos membros do Instituto Jesus, Maria e José e outro a nível externo, na família dos seus seguidores e devotos dando a conhecer a sua vida, as suas virtudes, os escritos e o seu exemplo e testemunho aos outros”, reforçou D. António Luciano.

Defendeu, ainda, que “é preciso propor a todos os cristãos, sacerdotes, diáconos, consagrados, noviças, seminaristas, jovens e leigos este ideal de vida, como um desafio no caminho de santidade a ser vivido na alegria e na esperança de acolher o Evangelho da conversão como um ideal de vida fraterna”.

Nesta data importante para o Instituto de Jesus, Maria e José, as Irmãs reforçaram que “estão verdadeiramente comprometidas em dar a conhecer a sua fundadora”.  “Hoje celebramos os 111 anos do nascimento da Beata Rita Amada de Jesus para o céu, deixando-nos o desafio de como Ela descermos às águas mais profundas do Evangelho da conversão na nossa vida”, enalteceram.

Além da celebração da eucaristia, foram ainda cantados os parabéns pelo dom da vida e carisma da fundadora e, junto do túmulo, rezou-se a oração “a pedir o dom de um milagre para o processo de canonização da Beata Rita”.

O Instituto de Jesus, Maria e José é uma congregação religiosa, situada em Jugueiros, Viseu, e dispõe das valências de Creche, Pré-escolar e uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

CategoryBispo, Diocese, Viseu