O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu, hoje de manhã, em Fátima, à abertura das Jornadas de Formação do Clero, promovidas em conjunto com as restantes Dioceses do Centro de Portugal – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco.

Ao todo, são 258 os participantes, dos quais 50 representam a Diocese de Viseu, num evento que reúne os bispos das seis dioceses, os padres, diáconos e alguns seminaristas que estão atualmente em estágio nas paróquias.

Durante a sua intervenção, D. António Luciano reforçou a importância destas jornadas para a concretização do trabalho sinodal nos presbitérios e na Igreja. “O trabalho sinodal, que vamos viver durante estes dias, vai oferecer, a cada um de nós, um horizonte de orientações pastorais que serão ferramentas qualificadas para respondermos aos novos desafios e problemas pastorais que, hoje, se colocam às nossas comunidades. Pois, queremos que estas sejam chamadas a ser comunhão no amor, na unidade, na escuta, no acolhimento, no diálogo, na partilha, no serviço e no cuidado de viver com todos a peregrinação da esperança, anunciando no nosso tempo a alegria do Evangelho”, salientou.

O programa das Jornadas do Clero, intitulado ‘Evangelização e Comunidades’é denso e profundo e está recheado de temas de atualidade e com interesse para a vida da Igreja, para os pastores e para os leigos”, evidenciou.

O Bispo de Viseu deixou ainda um apelo a todos os presentes. “Peço-vos que aproveitem bem o tempo e que participem ativamente neste encontro e em todos os momentos de oração e de celebração litúrgica. Que sejam também dias de descontração, de partilha, de festa, de alegria e de convívio. Que estas jornadas sejam uma experiência sinodal marcante nas nossas vidas, nos nossos presbitérios e na Igreja, para regressarmos a casa com um coração cheio, com um novo dinamismo pastoral, com mais fôlego e mais animados para nos opormos à falta de motivação ou mesmo de esperança pastoral, para assim cuidarmos do povo de Deus”, concluiu.

Este é o primeiro de três dias de formação, com um programa composto por conferências, mesas redondas e concertos abertos à comunidade.