Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

 Voz do Pastor

UM ANO DEDICADO À ORAÇÃO 

O Papa Francisco convocou a Igreja para celebrar um Ano dedicado à Oração, a decorrer neste ano de 2024, a fim de ajudar o Povo de Deus e a Igreja, a caminhar jubilosamente para o “Jubileu da Esperança” em 2025.  

O objetivo é fazer da “peregrinação da esperança” um tempo forte de oração, de meditação e de contemplação do mistério de Deus revelado em Jesus Cristo de modo a experimentarmos com alegria a vida nova do Espírito. 

Que a oração alimente a nossa vida espiritual a partir da evangelização, da catequese, da escuta da Palavra, da celebração da Eucaristia, dos Sacramentos e da caridade, tornando-se um manancial de graça a transforma a vida dos cristãos.  

Um Ano dedicado à oração para nos levar ao encontro com Deus, à intimidade espiritual com Jesus Cristo envolvendo todos os fiéis: pastores, consagrados e leigos num compromisso pastoral de fazer da oração o primeiro dos apostolados. A oração ilumina a nossa vida interior com um dom, renova a nossa fé para acreditarmos, vivermos segundo o Espírito e testemunharmos a vida nova, que Jesus Cristo Ressuscitado ofereceu a toda a humanidade. 

Ao longo deste Ano dedicado à oração, devemos pedir insistentemente a Jesus. “Senhor, ensina-nos a rezar”. Quando o homem reza algo muda nele e à sua volta, afirma Pedro FinKler no livro sobre a oração. A oração é um dom e uma arte espiritual. 

Devemos aprender a rezar bem e a valorizar em todos os dias os momentos e as diversas formas de fazer oração. Jesus no Evangelho ensina-nos a rezar e fala-nos intensamente da oração e dos seus efeitos, através das parábolas sobre a oração e dá-nos assim o exemplo de um verdadeiro homem orante. 

É importante como batizados rezar a Deus e fazermos a experiência cristã da oração a partir da Palavra de Deus, da Eucaristia, da Liturgia, dos Sacramentos e da caridade fraterna. 

Devemos rezar muito, sem cessar pela Igreja, pelo mundo e pelos irmãos. É preciso aprender a rezar iluminados pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo, mestre de vida interior em sintonia com a Liturgia da Igreja, dando passos na aprendizagem e experiência da “Lectio Divina”, enquanto leitura orante da Palavra de Deus. 

Somos a Igreja de Cristo reunida ao longo desta Semana de Oração pela Vida Consagrada a pedir o aumento das vocações de consagração na Igreja. No ano em que estamos a viver a preparação espiritual do Congresso Eucarístico Nacional e Internacional intensificando os momentos de oração nas nossas paróquias, de modo particular valorizando o Lausperene.  

 

FORMAÇÃO PERMANENTE DO CLERO 

 Realiza-se esta semana em Fátima nos dias 30, 31 de janeiro e 1 de fevereiro as Jornadas de Formação Permanente do Clero das Dioceses do Centro do país: Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre e Castelo Branco e Viseu para fazerem a sua formação permanente teológico-pastoral anual.  

O programa das Jornadas do Clero promete ser denso, profundo e atrativo em todos os temas, conferências e trabalhos programados, por isso é um desafio, um dom e uma oportunidade de renovação dos nossos presbitérios. 

Diante dos novos desafios e problemas pastorais, que hoje se colocam à Igreja os Bispos reunidos com os sacerdotes, diáconos e estagiários a caminho do presbiterado em Fátima vão viver estes dias em comunhão, na unidade, na escuta, no acolhimento, no diálogo e na partilha pastoral fraterna.  

Em “comunhão, participação e missão” rezemos pelos nossos Bispos, sacerdotes e diáconos e façamos juntos o caminho da renovação pastoral acolhendo o desafio de aprender a “rezar a esperança” em caminho de discernimento espiritual. 

VIDA CONSAGRADA 

 A Semana da Vida Consagrada, que estamos a viver termina na Diocese com uma Vigília de Oração no dia 1 de fevereiro às 21 horas na Igreja do Coração de Jesus e com a Liturgia solene do dia 2 de fevereiro na Sé às 18 horas para celebrar a festa da Apresentação do Senhor Jesus no Templo. 

Convido a todos a “caminhar juntos como Povo reunido na unidade do Pai, Filho e Espírito Santo” (LG 4) para constituir a sua identidade como Povo de batizados, que partilham uma igual dignidade e promovem a única missão da Igreja: tornar presente no mundo o Evangelho que é o próprio Jesus Cristo. 

Acolher, acompanhar e integrar são os verbos que devem marcar o ritmo da nossa vida eclesial para que a Igreja com o exemplo e testemunho da Vida Consagrada possa ser de verdade “o santo Povo fiel de Deus que caminha com a alegria do Evangelho” (Papa Francisco, Angelus de 6 de agosto de 2023). 

Convido a todos os consagrados a partir do coração a “conversar no espírito” com o desejo de sustentados pela esperança serem na Igreja um sinal de vida nova a irradiar juntos nas nossas comunidades e na nossa vida a alegria de sermos sementes do Evangelho a anunciar o Reino de Deus. 

Com a proteção de Nossa Senhora, a virgem fiel e consagrada ao Pai, a mulher da escuta e da Palavra, do Sim e do Magnificat, do serviço e da missão vivida com disponibilidade e oração no Cenáculo nos ajude ao longo desta semana a viver todos os momentos em ação de graças. Com o exemplo e o testemunho de São José vivamos o sonho de cuidar da Igreja como o bom samaritano com caridade, prudência, oração e silêncio interior.  

Rezemos por todos os consagrados ao serviço da nossa Diocese, peçamos o aumento das vocações de consagração, sacerdotais, missionárias, religiosas e laicais para sermos todos “evangelizadores com espírito” e “discípulos missionários” a produzir frutos de caridade na Igreja e no mundo.  

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: